O Pão Sírio Caseiro é muito econômico e saboroso. Você pode fazer uma infinidade de sanduíches e beirutes maravilhosos com esse pão. Você vai adorar!
Veja Também: Pão Tipo Brioche
INGREDIENTES
- 4 copos americanos de farinha de trigo
- ½ colher de sopa de fermento biológico fresco
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 1 e ½ copo de água (aproximadamente)
Publicidade
Modo de Preparo
- Em uma tigela grande, misture bem a farinha e o sal.
- Misture a parte o fermento, o açúcar e meio copo de água na temperatura ambiente.
- Faça um buraco no centro da farinha e coloque nele a mistura acima. Cubra a tigela com um pano de prato e deixe descansar, sem misturar, por 10 minutos.
- Comece a misturar a farinha com a mistura do fermento e a água restante (aos poucos), até dar o ponto da massa (a massa deve ficar mais úmida do que a massa de pizza).
- Deixe a massa descansar por 10 minutos.
- Divida a massa em porções médias e sove em formato de bolas com o uso de um pouco de farinha.
- Deixe as bolas de massa descansarem por 3 horas.
- Abra as bolas da massa com o auxílio de um rolo, em superfície enfarinhada, numa espessura de aproximadamente meio centímetro.
- Abra um pano de cozinha limpo em uma bandeja, cubra o pano com uma camada fina de farinha de trigo e coloque os discos de massa sobre ela.
- Polvilhe uma camada de farinha sobre os discos e coloque sobre eles um outro pano de prato limpo. Repita o processo construindo camadas dos discos separadas pelo pano e pela farinha.
- Deixe descansar em um lugar aquecido (não no forno quente) por 20 a 25 minutos.
- Pré-aqueça o forno a 300 graus ou mais.
- Descubra o primeiro disco, coloque individualmente no forno até ele estufar e ficar dourado por ambos os lados, para isso vire-0 para eles assar dos dois lados. (De preferência use a própria base do forno para assar os pães).
- Você também pode assar no fogão, utilizando uma panela bem quente. Nesse caso, coloque o pão na panela e vire para dourar dos dois lados.
Fonte: Arabesq
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais