O Sabão Fácil na Garrafa PET é na medida para você: ele é feito com 1 litro de óleo usado; é prático, pois é feito dentro de uma garrafa PET; o tempo de preparo é de cerca de 30 minutos e não rende aquela quantidade absurda de sabão, que você nunca sabe para quem dar. Faça e tenha um sabão muito econômico e ecologicamente correto na sua casa, a hora que você quiser!
Veja Também: Sabão de Vinagre
INGREDIENTES
- 1 litro de óleo de cozinha usado e coado
- 50ml de álcool líquido comum
- 11 colheres de sopa de soda cáustica (150g)
- 260ml de água
VOCÊ TAMBÉM PRECISARÁ DE…
- óculos de proteção
- luvas
COMO FAZER SABÃO FÁCIL NA GARRAFA PET
Modo de Preparo
- Coloque o óculos e as luvas.
- Em uma panela, aqueça a água até ela ficar morna. Desligue o fogo e dissolva a soda cáustica.
- Em outra panela, aqueça o óleo até ele ficar morno.
- Em uma garrafa pet, coloque o óleo morno e metade da solução de soda cáustica. Feche a garrafa e sacuda por 3 minutos.
- Coloque o restante da solução de soda cáustica e o álcool. Feche a tampa da garrafa e sacuda a garrafa por 20 minutos. Quando notar que a garrafa está mais dura e estufada, abra a tampa por alguns segundos para a pressão sair. Isso evita que ela estoure. Ao final dos 20 minutos, o sabão estará com a consistência similar à do leite condensado.
- Distribua o sabão em garrafas ou recipientes (pode ser até copinhos de café) e deixe descansar por 1 semana.
- Passado esse tempo, utilize um estilete para abrir as garradas e os recipientes e cortar o sabão.
Observações Importantes:
- A soda cáustica é vendida em supermercados ou lojas de produtos de limpeza.
- Cuidado ao manusear a soda cáustica. Observe as orientações aqui descritas e, se deixar a soda ou a solução de soda cair, limpe rapidamente com um pano. Em contato com a pele, a soda cáustica causa queimaduras.
- O site não se responsabiliza pelo uso devido da soda cáustica, nem do sabão.
Fonte: Manual do Mundo
AVALIE ESSA RECEITA!
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais