A Receita e os Segredos do Pão Francês para você fazê-lo na sua casa, a hora que você quiser, de forma prática e econômica. Experimente!
Veja Também: Pão Caseiro
INGREDIENTES
- 1kg de farinha de trigo
- 25g de sal
- 15g de açúcar
- 60g de fermento biológico fresco (ou 25g do fermento biológico seco)
- 100g de margarina culinária (com 80% de lipídios)
- 1 ovo
- 20g de melhorador (opcional)
- Entre 550 e 600ml de água gelada
Publicidade
Modo de Preparo
- Misture todos os ingredientes secos, inclusive o fermento (esfarele-o junto com os demais ingredientes secos).
- Coloque a mistura de ingredientes secos sobre uma bancada e abra um buraco grande no meio dela. Dentro desse buraco, coloque a margarina, o ovo e 550ml de água gelada e vá misturando a farinha das bordas com a margarina e a água.
- Se a farinha absorver muito a água, coloque mais 50ml.
- Sove bem a massa.
- Faça rolos com a massa da grossura do interior dos seus dedos polegar e indicador unidos.
- Para modelar os pães franceses, pegue o rolo e meça 6 dedos e corte com a mão. Depois que cortar toda a massa, pegue uma por uma e achate um pouco com as mãos. Em seguida, enrole e coloque a fenda para baixo em uma forma antiaderente.
- Deixe crescer entre 1h30 e 2h (dependendo da região) até dobrar de volume.
- Antes de levar para assar, borrife água nos pães até eles ficarem com uma camada fina de água e pegue uma gilete nova e limpa ou um estilete para fazer um corte de 0,5cm no centro dos pães.
- Borrife novamente água nos pães antes de leva-los ao forno.
- Coloque uma lata de goiabada ou duas latas de sardinha com água dentro do forno, para mantê-lo úmido enquanto os pães assam e ligue o forno a 250ºC para ele preaquecer por pelo menos 10 minutos.
- Deixe os pães no forno por cerca de 20 minutos, virando a assadeira na metade do tempo para eles corarem por igual.
- Retire do forno e não deixe os pães pegarem corrente de ar, para sua textura ficar impecável: crocante por fora e macia por dentro.
- Dúvidas? Clique aqui e assista o vídeo do Adilson.
AVALIE ESSA RECEITA!
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais