Todo mundo ama um jardim lindo, florido e bem colorido, não é mesmo? Porém, tome muito cuidado, pois nem sempre as plantas que achamos lindas são seguras para ter por perto, trazendo riscos maiores até mesmo para os nossos pequenos. Se você tem dúvida na hora de comprar uma planta ou na hora de começar o plantio de um jardim florido, confira a dica a seguir para conhecer 7 plantas perigosas que as pessoas têm em casa e nem imaginam! Algumas delas vão te surpreender!
Coroa-de-Cristo
Essa planta tem uma flor muito delicada e bonita e é muito destinada a ocupar lugares pequenos que não queremos que cresça mato ou para fazer cercas vivas. De primeira, podemos imaginar que o problema está nos seus espinhos, certo? Porém, tem uma seiva leitosa que causa irritações, dores e bolhas se entrar em contato com a pele e, se ingerida costuma causar náuseas, vômitos e diarreia.
Comigo-ninguém-pode
Uma bela planta ornamental, que lembra muito outras plantas ornamentais que costumamos ter em casa, a comigo-ninguém-pode pode trazer sérios problemas. São diversos os casos de animais, bebês e crianças que a ingerem e acabam se intoxicando, pois ela causa feridas do trato intestinal e, nos piores casos, pode até mesmo causar o fechamento das vias aéreas.
Brovália
Um pequeno arbusto com belas flores azul-arroxeadas, ela tem como parentes a beladona e a mandrágora. É recomendado lavar bem as mãos depois de entrar em contato com a planta, evitando tocar nas mucosas (boca e nariz). Se ingerida, pode causar perda de apetite, vômito, diarreia e fraqueza, devendo ser mantida longe de crianças e animais.
Espirradeira (ou oleandro)
Ela é geralmente escolhida para enfeitar jardins por ficar com um tamanho de arbusto alto, com flores quase constantes e necessitando de pouquíssimos cuidados. Até aí tudo parece mil maravilhas! Porém, todas as partes dessa planta são tóxicas, desde a seiva que irrita a pele até caule, flores e folhas. Pode apenas com luvas e cuide muito bem para que nenhum resíduo fique para trás!
Prímula
Uma planta pequenina e delicada que dá flores coloridas e lindas, a prímula tem nas suas folhas alguns pelinhos que causam urticária e irritação na pele. Além disso, esses pelinhos podem muito bem ser carregados pelo vento, causando alergias e irritações respiratórias. Se você tem animais domésticos, jamais deixe eles chegarem perto de uma dessas plantas!
Clívia
Uma linda planta ornamental com folhas longas de um verde intenso e flores num laranja vivo, ela parece ser a planta ideal para embelezar o jardim. Porém, ela tem um composto químico chamado licorina que, se ingerido em grandes quantidades, pode provocar diarreia, vômitos e até mesmo paralisia! Tome muito cuidado ao manusear essa planta!
Hera
Muito usada para decorar interiores, fachadas e muros, a hera deixa tudo com uma aparência mais verde. Porém, seus frutos e folhas são tóxicos se ingeridos, podendo provocar diarreia e dores abdominais. Além disso, o contato com a pele para algumas pessoas pode provocar irritações. Por isso, é sempre melhor estudar alternativas antes de plantar uma hera na sua casa.
Guarde bem essa dica para saber quais plantas perigosas evitar no plantio de um jardim na sua casa!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Você também pode gostar de:
Hoje em dia não cozinho mais e só faço frango assim fica uma delícia
Bolo mané pelado o bolo de mandioca mais fácil que você já viu é só misturar os ingredientes e assar
Misturei 2 ingredientes e fiz um pão de queijo sem ovos que ficou incrível
Nunca comi um frango crocante tão gostoso quanto esse
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais