Não deixe de fazer para a semana santa ou para saborear em qualquer ocasião, este saborosíssimo bolinho de peixe frito, que fica bem crocante e douradinho por fora e macio por dentro! Com todas as dicas e segredinhos para um excelente resultado, a massa é feita com mandioquinha e batata, uma delícia! Separe os ingredientes, faça e arrase!
Como fazer bolinho de peixe frito
Para o bolinho de peixe frito, você seguirá o passo a passo da receita para o preparo de algumas etapas, mas não se preocupe, são fáceis de fazer. Para a massa do bolinho, você precisará de cheiro-verde, ovos, páprica defumada, pimenta dedo-de-moça, sal, alho, batata inglesa, cebola, farinha de trigo, mandioquinha e água. Para o peixe, os ingredientes são: folhas de louro, filés de tilápia, alho, leite, pimenta-do-reino e sal. E, por fim, para empanar ou fritar, você usará farinha panco ou de rosca misturada com uma pitada de sal, pimenta-do-reino e noz-moscada e óleo. Com tudo pronto, sirva e delicie-se!
1 pimenta dedo-de-moça picadinha (com ou sem sementes de acordo com sua preferência)
2 dentes de alho ralados
1 batata inglesa média (150 g)
½ cebola bem picadinha
100 g de farinha de trigo sem fermento
500 g de mandioquinha (também chamada de batata baroa)
água o quanto baste (para o cozimento da mandioquinha e da batata),
sal (a gosto)
Para o peixe
2 folhas de louro
700 g de filés de tilápia
uma pitada de pimenta-do-reino
4 dentes de alho esmagados
500 ml de leite integral
uma pitada generosa de sal
Para empanar e fritar
óleo para fritar
230 g de farinha panco ou de rosca misturada com uma pitada de sal, pimenta-do-reino e noz-moscada
Modo de preparo
Da massa do bolinho / empanamento / finalização
Leve uma panela ao fogo com água, aqueça e junte 500 g de mandioquinha e 1 batata inglesa média, todas higienizadas e descascadas, lembrando de cortar a batata ao meio, para dar certo o tempo de cozimento de ambas.
Mantenha essa panela no fogo para cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos, enquanto isso, prepare o peixe.
Após o tempo de cozimento da batata e da mandioquinha, escorra e amasse-as numa tigela, usando um amassador ou um garfo.
Tempere com 2 dentes de alho ralados, 1 pimenta dedo-de-moça picadinha, ½ cebola bem picadinha, uma pitada de pimenta-do-reino e 2 ovos inteiros, misturando tudo com as mãos, para homogenizar.
Junte o peixe cozido e escorrido, sem amassar, agregando também, cheiro-verde picado a gosto, sal a gosto e 100 g de farinha de trigo sem fermento, misturando tudo com uma colher de pau. A massa vai ficar com pedacinhos de peixe sem amassar, é assim mesmo.
Aguarde essa massinha esfriar e depois modele bolinhas nas mãos.
Numa tigela, coloque 230 g de farinha panco ou de rosca misturada com uma pitada de sal, pimenta-do-reino e noz-moscada, pegue a bolinha de peixe, empane nessa farinha temperada e reserve num prato. Repita o processo para empanar todos os bolinhos.
aqueça uma panela no fogo com uma boa quantidade de óleo e, para saber se está na temperatura correta, adicione uma bolinha pequenininha de massa, se borbulhar e subir, a temperatura está certa.
Frite alguns bolinhos por vez (imersão), escorra em papel-toalha, transfira para uma travessa, sirva e aproveite seu apetitoso bolinho de peixe frito!
Do peixe
Leve uma panela ao fogo com 500 ml de leite integral para esquentar e quando estiver quente, desligue o fogo, sem deixar ferver.
Junte 700 g de filés de tilápia, ligue o fogo e inclua 2 folhas de louro, 4 dentes de alho esmagados, uma pitada generosa de sal e uma pitada de pimenta-do-reino.
Após ferver, abaixe o fogo e marque de 8 até, no máximo, 10 minutos de cozimento. Nesse meio tempo, amasse a batata e a mandioquinha.
Quando der o tempo de cozimento do peixe, escorra e reserve.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.