Não deixe de fazer para a semana santa ou para saborear em qualquer ocasião, este saborosíssimo bolinho de peixe frito, que fica bem crocante e douradinho por fora e macio por dentro! Com todas as dicas e segredinhos para um excelente resultado, a massa é feita com mandioquinha e batata, uma delícia! Separe os ingredientes, faça e arrase!
Como fazer bolinho de peixe frito
Para o bolinho de peixe frito, você seguirá o passo a passo da receita para o preparo de algumas etapas, mas não se preocupe, são fáceis de fazer. Para a massa do bolinho, você precisará de cheiro-verde, ovos, páprica defumada, pimenta dedo-de-moça, sal, alho, batata inglesa, cebola, farinha de trigo, mandioquinha e água. Para o peixe, os ingredientes são: folhas de louro, filés de tilápia, alho, leite, pimenta-do-reino e sal. E, por fim, para empanar ou fritar, você usará farinha panco ou de rosca misturada com uma pitada de sal, pimenta-do-reino e noz-moscada e óleo. Com tudo pronto, sirva e delicie-se!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de bolinho de peixe frito
Para a massa do bolinho
- cheiro-verde picado a gosto
- uma pitada de pimenta-do-reino
- 2 ovos inteiros
- ½ colher (sopa) de páprica defumada
- 1 pimenta dedo-de-moça picadinha (com ou sem sementes de acordo com sua preferência)
- 2 dentes de alho ralados
- 1 batata inglesa média (150 g)
- ½ cebola bem picadinha
- 100 g de farinha de trigo sem fermento
- 500 g de mandioquinha (também chamada de batata baroa)
- água o quanto baste (para o cozimento da mandioquinha e da batata),
- sal (a gosto)
Para o peixe
- 2 folhas de louro
- 700 g de filés de tilápia
- uma pitada de pimenta-do-reino
- 4 dentes de alho esmagados
- 500 ml de leite integral
- uma pitada generosa de sal
Para empanar e fritar
- óleo para fritar
- 230 g de farinha panco ou de rosca misturada com uma pitada de sal, pimenta-do-reino e noz-moscada
Modo de preparo
Da massa do bolinho / empanamento / finalização
- Leve uma panela ao fogo com água, aqueça e junte 500 g de mandioquinha e 1 batata inglesa média, todas higienizadas e descascadas, lembrando de cortar a batata ao meio, para dar certo o tempo de cozimento de ambas.
- Mantenha essa panela no fogo para cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos, enquanto isso, prepare o peixe.
- Após o tempo de cozimento da batata e da mandioquinha, escorra e amasse-as numa tigela, usando um amassador ou um garfo.
- Tempere com 2 dentes de alho ralados, 1 pimenta dedo-de-moça picadinha, ½ cebola bem picadinha, uma pitada de pimenta-do-reino e 2 ovos inteiros, misturando tudo com as mãos, para homogenizar.
- Junte o peixe cozido e escorrido, sem amassar, agregando também, cheiro-verde picado a gosto, sal a gosto e 100 g de farinha de trigo sem fermento, misturando tudo com uma colher de pau. A massa vai ficar com pedacinhos de peixe sem amassar, é assim mesmo.
- Aguarde essa massinha esfriar e depois modele bolinhas nas mãos.
- Numa tigela, coloque 230 g de farinha panco ou de rosca misturada com uma pitada de sal, pimenta-do-reino e noz-moscada, pegue a bolinha de peixe, empane nessa farinha temperada e reserve num prato. Repita o processo para empanar todos os bolinhos.
- aqueça uma panela no fogo com uma boa quantidade de óleo e, para saber se está na temperatura correta, adicione uma bolinha pequenininha de massa, se borbulhar e subir, a temperatura está certa.
- Frite alguns bolinhos por vez (imersão), escorra em papel-toalha, transfira para uma travessa, sirva e aproveite seu apetitoso bolinho de peixe frito!
Do peixe
- Leve uma panela ao fogo com 500 ml de leite integral para esquentar e quando estiver quente, desligue o fogo, sem deixar ferver.
- Junte 700 g de filés de tilápia, ligue o fogo e inclua 2 folhas de louro, 4 dentes de alho esmagados, uma pitada generosa de sal e uma pitada de pimenta-do-reino.
- Após ferver, abaixe o fogo e marque de 8 até, no máximo, 10 minutos de cozimento. Nesse meio tempo, amasse a batata e a mandioquinha.
- Quando der o tempo de cozimento do peixe, escorra e reserve.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais