Veja qual é o segredo do pudim de padaria que ficar tão cremoso e durinho
Venha aprender a preparar essa receita maravilhosa de pudim de padaria, fácil e delicioso!
Que tal preparar em casa com praticidade, um delicioso pudim de padaria, do Canal Anelyse Martins, uma clássica sobremesa do nosso país, que não leva leite condensado e traz uma textura firme? Esse pudim rende bastante, fica grandão, super econômico, com uma cremosidade incomparável e é muito fácil de fazer! Não perca tempo, faça e prepare-se para os elogios!
Como fazer pudim de padaria
Para a receita de pudim de padaria, comece com o preparo da calda, seguindo direitinho o passo a passo e utilizando açúcar e água. Depois, para o pudim, adicione no liquidificador, os ovos, a manteiga ou margarina e o açúcar., batendo por 3 minutinhos, para uniformizar. Junte a farinha de trigo sem fermento, misture e acrescente uma parte do leite, tornando a bater. Se couber no seu liquidificador, acrescente o que sobrou do leite e bata, caso contrário, passe a mistura para uma vasilha, junte o leite e mexa com um fouet, para integrar. Conclua a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aprecie essa gostosura!
2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento (280g)
2 xícaras (chá) de açúcar (360g)
5 ovos inteiros
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina (60g)
1 litro de leite integral
Obs.: a medida da xícara é de 200ml.
Modo de preparo
Da calda
Leve uma panela ao fogo com 1 e ½ xícara (chá) de açúcar, nivele com uma espátula e deixe derreter para virar um caramelo, sem mexer nesse momento.
Assim que começar a derreter, vá integrando com a espátula, o açúcar a essa calda que já está derretendo. Faça isso devagar, para não virar um torrão grande e difícil de dissolver.
Quando a calda estiver lisa e cor de guaraná, entre com ½ xícara (chá) de água, aos poucos e cuidadosamente, para não espirrar, mexendo e já juntando o restante, tornando a mexer.
Vá mexendo até essa calda começar a engrossar.
Desligue o fogo, essa calda deverá estar em ponto de fio, quando deslisar da espátula.
Despeje a calda numa forma retangular (20 cm x 30 cm x 5 cm de altura) e espalhe bem com o auxílio de uma espátula, passando-a nas laterais da forma também.
Deixe reservada enquanto prepara o pudim.
Do pudim / finalização
No copo do liquidificador, coloque: 5 ovos inteiros, 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina e 2 xícaras (chá) de açúcar.
Tampe e bata bem por 3 minutos, para homogenizar. A mistura fica liquida mesmo, não se preocupe.
Acrescente 2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento, mexa com uma colher apenas para misturar e junte uma parte do leite.
Tampe e bata bem novamente.
Se o copo do seu liquidificador for grande, ponha o restante do leite e torne a bater.
Caso não dê para bater com o restante do leite que faltou, transfira a mistura para uma tigela espaçosa, junte o leite restante e misture com um fouet, para incorporar.
Adicione a forma caramelizada dentro de outra forma maior, e despeje a mistura do pudim por cima de uma colher para não espalhar toda a calda da forma.
Cubra a forma que está com o pudim com papel-alumínio (parte brilhante voltada para dentro) e despeje água quente na forma grande, para o banho-maria, até a metade da forma. Junte algumas gotinhas de vinagre ou limão na água para a forma não escurecer.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 200 °C, por cerca de 1 hora, até 1 hora e 20 minutos (espete com uma faquinha, se sair limpa, o pudim está assado).
Retire, abra o papel-alumínio com cuidado e deixe o pudim descansar por meia hora.
Após esse tempo, vá soltando as laterais com uma espátula, certificando-se de que o pudim está descolando.
Desenforme num prato de servir ou bandeja descartável, sirva e delicie-se com seu irresistível pudim de padaria!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.