Que tal aprender a preparar com o Canal Cozinha da Li Oliveira, uma sensacional pimenta calabresa caseira, que vai dar um toque pra lá de especial, picante e saboroso em suas receitas? Você pode utilizá-la em carnes, molhos, legumes, pizzas, na guacamole, no vinagrete, em sopas e caldos! Faça e surpreenda-se!
Como fazer pimenta calabresa caseira
Para a pimenta calabresa caseira, higienize as pimentas-malagueta ou pimentas vermelhas de sua preferência, lavando-as em água, passando para um escorredor de macarrão e deixando escorrer durante meia hora. Passe as pimentas para uma peneira revestida com um guardanapo, para absorver o excesso de água, distribuindo-as bem. Coloque as pimentas na peneira, levando para desidratar no sol por 3 dias. Decorrido esse tempo, tire os cabinhos das pimentas já sequinhas. Transfira as pimentas secas para o liquidificador, ligando a tecla pulsar por umas 6 ou 7 vezes. Conclua a receita seguindo as orientações e aproveite essa maravilha!
Ingredientes da receita de pimenta calabresa caseira
- 280 g de pimentas-malagueta, pimenta dedo-de-moça ou outra pimenta vermelha de sua preferência
Modo de preparo
- Lave bem 280 g de pimentas-malagueta, coloque num escorredor de macarrão e deixe escorrer bem, mantendo por 30 minutos.
- Transfira as pimentas para uma peneira forrada com um guardanapo limpo, para ajudar a absorver o excesso de água que ainda tiver, espalhando-as bem.
- O próximo passo é levar as pimentas nessa peneira para desidratar no sol durante 3 dias, recolhendo a noite e voltando no dia seguinte para não pegar sereno.
- Após esse tempo, retire todos os cabinhos de cada uma das pimentas já sequinhas.
- O próximo passo é passar as pimentas secas para o copo do liquidificador a tecla pulsar por 6 ou 7 vezes.
- Transfira para potinhos de vidro limpos e secos com tampa, armazenando em local fresco e seco. Aproveite essa pimenta incrível!
- Se desejar, você pode fazer um molhinho de pimenta delicioso, adicionando 1 colher (sopa) da sua pimenta calabresa numa xícara (chá) de azeite ou óleo, passando para um vidro com tampa.
Durabilidade: de 6 meses a 1 ano.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais