Você sabia que é possível fazer em casa, um incrível baconzitos caseiro, uma receita magnífica do Canal Leodenice Camargo, que fica ainda mais saboroso que o industrializado? Super crocante e sequinho, ele é perfeito para saborear em qualquer ocasião e você terá todas as dicas para um ótimo resultado! Faça e surpreenda a todos!
Como fazer baconzitos caseiro
Para a receita de baconzitos caseiro, com um ótimo resultado, coloque uma panela no fogo com a água e os cubos de caldo de bacon, esquentando para diluir. A água estando fervendo, junte o fubá e misture bem ligeiramente com o auxílio de um fouet para não empelotar, dissolvendo bem o fubá e formando um angu, mexendo constantemente para obter uma massa lisa que descole da panela. Passe essa massa para uma superfície plana e junte, devagar, o polvilho azedo, misturando com a espátula para agregar. Finalize a receita seguindo as orientações. Sirva e saboreie essa delícia!
Ingredientes da receita de baconzitos caseiro
- 1 e ½ xícara (chá) de polvilho azedo (200 g)
- 400ml de água
- 1 xícara (chá) de fubá (130 g)
- água fervente o quanto baste com uma boa pitada de sal
- uma pitada de sal
- 4 cubos de caldo de bacon (40 g)
- óleo o quanto baste (para fritar)
Obs.: a medida da xícara é de 200ml.
Modo de preparo
- Leve uma panela ao fogo com 400ml de água e 4 cubos de caldo de bacon, aqueça e deixe diluir.
- Com a água fervendo, acrescente 1 xícara (chá) de fubá e mexa bem rapidamente com um fouet para não empelotar, diluindo bem o fubá e obtendo um angu, misturando sem parar até formar uma massa lisinha que desgrude da panela.
- Feito isso, despeje essa massinha numa bancada limpa e seca e vá acrescentando, aos poucos, 1 e ½ xícara (chá) de polvilho azedo, mexendo com a espátula para incorporar.
- Quando a massa esfriar um pouco, comece a amassar com as mãos, colocando o restante do polvilho devagar.
- Quando a massa estiver homogênea, com todo o polvilho absorvido, forme uma placa com ela, deixando-a com 18 cm de comprimento, 8 cm de largura e 3 cm de altura.
- Corte-a ao meio e depois ao meio novamente, acertando com as mãos para os retângulos ficarem certinhos.
- Em uma panela com água e uma boa pitada de sal, coloque os blocos de massa, mexendo com uma colher para não grudarem no fundo, e cozinhe até boiarem, como se fossem nhoques.
- Retire com uma espátula, passe para um prato e leve à geladeira até o dia seguinte, para firmar bem, mas lembre-se de virar de lado na metade do tempo, para secar igualmente de ambos os lados.
- Passado esse tempo e com as placas firmes, fatie-as com uma faca, em fatias bem finas, dispondo num tabuleiro sem sobrepor. Se tiver um mandolim ou fatiador de legumes, utilize-o.
- Leve ao forno na temperatura mínima e, se o seu forno não tiver uma temperatura inferior a 180 °C, posicione uma colher de pau na porta dele, deixando-o entreaberta, assando até desidratar por completo. Se tiver um desidratador de alimentos, utilize-o. Outras opções são desidratar no micro-ondas ou no sol.
- Retire e frite numa panela com uma boa quantidade de óleo (a 180 °C). Se o óleo estiver muito quente, abaixe a temperatura para fritar a outra remessa de salgadinhos.
- Conforme for fritando, retire com uma escumadeira e passe para uma vasilha com papel-toalha.
- Sirva e saboreie seu sensacional baconzitos caseiro!
Rendimento: 500 g de baconzitos ainda sem fritar.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais