Se você é fã do rolinho primavera, também conhecido como harumaki, saiba que é possível fazê-lo em casa, surpreendendo a família com essa delícia! Com o Canal Leodenice Camargo, você terá todas as orientações e truques para um rolinho crocante e saborosíssimo! Após conferir tudo, faça ainda hoje, você receberá muitos elogios!
Como fazer rolinho primavera
Para o rolinho primavera, você terá todas as dicas e segredinhos para um excelente resultado. Para o preparo da massa, numa vasilha adicione: a farinha de trigo, o sal e, aos poucos, acrescente a água, mexendo manualmente. A massa ficando pesada, passe para uma superfície plana e vá amassando até a massa ficar firme e uniforme. Embrulhe a massa com plástico-filme e aguarde repousar por 1 hora. Separe a massa em pedaços, deixando todos do mesmo tamanho, modele bolinhas e mantenha-as na bancada, cobertas com plástico-filme. Conclua a receita seguindo o passo a passo. Sirva e deguste essa maravilha!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de rolinho primavera
- 2 colheres (sopa) rasas de sal (20 g)
- 500 g de farinha de trigo sem fermento
- 1 e ½ xícara (chá) de água (300ml)
- óleo de soja o quanto baste (para pincelar)
- recheio de sua preferência
- misturinha de farinha de trigo e água (para a “colinha”)
- óleo o quanto baste (para a fritura)
Obs.: a medida da xícara é de 200ml.
Modo de preparo
- Para a massa, em uma tigela coloque 500 g de farinha de trigo sem fermento, 2 colheres (sopa) rasas de sal e, gradualmente, vá juntando a água, misturando com as mãos.
- Quando a massa pesar, transfira para uma bancada limpa e seca e amasse com as mãos, até obter uma massa firme e homogênea.
- Envolva a massa com plástico-filme e deixe descansar por, pelo menos, 1 hora.
- Divida a massa em porções, procurando deixar todas do mesmo tamanho, faça bolinhas e deixe-as na bancada, cobrindo com plástico-filme.
- Polvilhe farinha de trigo na bancada, adicione a princípio 4 bolinhas e abra-as com as mãos, formando disquinhos.
- Pincele cada disquinho com óleo de cozinha, menos o quarto disco e polvilhe-os com farinha de trigo, dispondo um sobre o outro, sendo o do topo o que está sem pincelar.
- Abra essas massinhas juntas, com um rolo, obtendo um disco grande e fino. Repita o processo com todas as bolinhas, utilizando-as sempre a cada 4.
- Leve uma frigideira antiaderente ao fogo, sem a necessidade de untar, adicione esse disco fino de massa e, quando notar a formação de bolhas na superfície, vire com uma espátula, deixando assar e inflar novamente. Uma dica importante: não deixe secar demais, ou será difícil soltar as massas depois.
- Transfira para um prato, fazendo o mesmo processo com todos os discos.
- Feito isso, solte cuidadosamente as massinhas, obtendo 30 disquinhos finos. Se algum furar um pouquinho, não tem problema.
- Para rechear os rolinhos primavera, além dos disquinhos, tenha disponível na bancada, o recheio de sua preferência e uma “colinha”, feita com um pouco de farinha de trigo e água, numa tigelinha, para ficar uma colinha grossa.
- Acomode um disquinho na bancada, acrescente o recheio de sua preferência, enrole um pouco, dobre as pontas para dentro e continue enrolando, mas antes de chegar ao final, passe com os dedos, a “colinha” que você fez, para colar o rolinho e ele não se abrir no momento de fritar. Faça isso com todos os rolinhos.
- Aqueça uma panela no fogo com uma boa quantidade de óleo, sem deixá-lo muito quente, coloque alguns rolinhos e deixe fritar, dourado de um lado e depois do outro.
- Retire, escorra em papel-toalha, transfira para uma travessa, sirva e delicie-se com seu espetacular rolinho primavera!
Rendimento: 30 rolinhos primavera.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais