Que tal aprender a preparar com praticidade e rapidez, essas deliciosas almôndegas diferentes? Elas não levam carne e sim legumes, ficam bem gostosas, acompanham um molho saboroso e suculento, sendo perfeitas para servir com um arroz branco e salada de folhas, no almoço ou jantar! Não espere mais, faça e surpreenda a todos!
Como fazer almôndegas diferentes
Para a receita de almôndegas diferentes, com um preparo simples e excelente resultado, você seguirá o passo a passo da receita e iniciará com as almôndegas, que são diferentes porque não levam carne e ficam incríveis! Os ingredientes necessários são: alho, pimentão vermelho, óleo (para a fritura), cenoura, repolho, salsinha e cebolinha, amido de milho, água, pimenta-do-reino, farinha de trigo e sal. Depois, para o molho, você precisará de: alho, sal, ketchup, azeite, cebola, mostarda, pimenta-do-reino, amido de milho, pimentão vermelho, água, molho shoyu e salsinha. Com tudo pronto, sirva e desfrute dessa delícia!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de almôndegas diferentes
Para as almôndegas
- 3 dentes de alho amassados
- 40 g de pimentão vermelho bem picadinho
- óleo (para a fritura)
- 1 cenoura descascada picada (180 g)
- ½ repolho picado grosseiramente (400 g)
- salsinha e cebolinha picadinhas (a gosto)
- ½ xícara (chá) de amido de milho
- ½ xícara (chá) de água filtrada ou água até dar o ponto de enrolar as almôndegas
- pimenta-do-reino (a gosto)
- ½ xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento
- 1 colher (chá) de sal
Para o molho
- 2 dentes de alho picadinhos
- sal (a gosto)
- 4 colheres (sopa) de ketchup
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picadinha (65 g)
- 2 colheres (sopa) de mostarda
- pimenta-do-reino (a gosto)
- 1 colher (sobremesa) de amido de milho
- 40 g de pimentão vermelho picadinho
- 1 xícara (chá) de água fria
- 2 colheres (sopa) de molho shoyu
- salsinha picada a gosto (para finalizar)
Modo de preparo
Das almôndegas
- Em um triturador de alimentos, adicione 1 cenoura descascada picada e triture bem, depois passe para uma tigela espaçosa. Se não tiver processador, rale no ralo fino.
- Na sequência, triture também o repolho picado grosseiramente e junte-o com a cenoura, na tigela.
- Acrescente o pimentão vermelho bem picadinho, salsinha e cebolinha picadinhas a gosto, 3 dentes de alho amassados, 1 colher (chá) de sal e pimenta-do-reino (a gosto).
- Misture com uma colher e entre com ½ xícara (chá) de amido de milho, ½ xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento e vá colocando a água aos poucos, até atingir o ponto de enrolar.
- Vá pegando porções da massa com uma colher de sopa, enrole nas mãos formando bolinhas e passe para uma vasilha. Faça isso até terminar a massinha.
- Aqueça uma panela no fogo com uma boa quantidade de óleo e faça o teste para verificar se está na temperatura correta, colocando uma colher de pau no óleo, quando formarem várias bolhinhas em volta, já pode fritar.
- Vá fritando as almôndegas aos poucos, tirando com uma escumadeira e escorrendo numa gradinha ou em papel-toalha.
- Reserve enquanto prepara o molho.
Do molho
- Aqueça uma panela no fogo com 3 colheres (sopa) de azeite, junte 2 dentes de alho picadinhos,1 cebola picadinha, 40 g de pimentão vermelho picadinho e refogue por uns 3 minutos
- Entre com 4 colheres (sopa) de ketchup, 2 colheres (sopa) de mostarda e 2 colheres (sopa) de molho shoyu, misturando tudo.
- Dissolva 1 colher (sobremesa) de amido de milho em 1 xícara (chá) de água fria, mexa bem, despeje na panela do molho, vá mexendo e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Mexa novamente, prove e acerte o sal, se necessário.
- Enquanto esse molho estiver no fogo reduzindo, adicione as almôndegas, mexa para envolvê-las no molho, abaixe o fogo e ferva por 2 minutinhos.
- Desligue o fogo e finalize com salsinha picada a gosto.
- Passe para uma travessa, sirva e saboreie suas irresistíveis almôndegas diferentes! Bom apetite!
Dica adicional: se você é intolerante a glúten, substitua a farinha de trigo pela mesma quantidade de amido de milho: desta forma, você usará 1 xícara(chá) de amido de milho na receita.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais