A vaca atolada é um prato típico da culinária brasileira, especialmente popular em Minas Gerais e em regiões do interior. Preparada com costela bovina, cozida lentamente com pedaços de mandioca, fica divina. Faça essa versão do canal receitas da Cris, é surreal!
Como fazer vaca atolada
Para fazer vaca atolada vamos precisar de mandioca crua e descascada, costela bovina, alho, cebola, tomate, caldo de carne em pó, extrato de tomate, óleo, sal, pimenta do reino, salsinha, cebolinha e água. Inicialmente iremos fritar a costela bovina na panela de pressão. Em seguida vamos adicionar os demais ingredientes, seguindo a sequência de adição, tampar a panela e deixar cozinhar em fogo médio, por 20 minutos após levantar pressão. Após esse tempo, iremos adicionar a mandioca crua, deixar cozinhar por mais 15 minutos, acrescentar o extrato de tomate, ajustar o sal, deixar ferver por 2 minutos, finalizar com cheiro verde e se deliciar dessa suculência!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de vaca atolada
- 800 gramas de mandioca crua e descascada.
- 1,5 kg de costela bovina
- 3 dentes de alho
- 2 cebolas
- 2-3 tomates
- 1 envelope de caldo de carne em pó
- 2-3 colheres(sopa) de extrato de tomate
- 2 colheres(sopa) de óleo
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Salsinha e cebolinha a gosto
- Água o quanto baste
Modo de preparo
- Na panela de pressão coloque o óleo, a costela bovina cortada em pedaços, leve em fogo médio e deixe fritar bem de ambos os lados.
- Adicione a cebola e o alho picados, a tomate picada, misture bem, coloque o sal, a pimenta do reino o caldo de carne em pó, cubra com água, misture bem e ajuste o sal.
- Tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos após levantar pressão.
- Desligue o fogo, deixe a pressão sair, acrescente a mandioca crua cortada em pedaços, tampe a panela, leve em fogo médio e deixe cozinhar por mais 15 minutos após levantar pressão.
- Desligue o fogo, deixe a pressão sair, abra a panela, coloque o extrato de tomate, mexa bem, prove o sal, leve em fogo médio e deixe ferver por 2 minutos para encorpar.
- Adicione a salsinha, a cebolinha, misture bem, e retire do fogo.
- E agora é só se deliciar com essa suculenta vaca atolada!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais