Torresmo mineiro tradicional que não encharca e fica bem sequinho

Descubra como preparar uma delícia de boteco, que fica com uma casquinha super crocante, e um sabor de quero mais, fazendo essa receita de torremos mineiro!

Torresmo Mineiro
Torresmo mineiro

Nessa receita deliciosa de torresmo mineiro que o canal receitas do Will nos apresenta, você vai aprender como fazer um clássico de boteco apreciado por muita gente, de duas maneiras simples e diferentes. Confira o passo a passo dessas 2 versões, e faça, você vai amar o resultado!

Como fazer torresmo mineiro 

Para fazer torresmo mineiro iremos precisar para a técnica do cozimento na água, de folha de louro, água, sal, vinagre e água fervente o quanto baste. Para a técnica do cozimento direto na banha vamos precisar de aguardente, alho, suco de ½ limão e sal. Para o preparo iremos utilizar barriga de porco carnuda, ou panceta ou toucinho. Teremos que seguir corretamente as orientações do passo a passo do preparo de ambas as técnicas, para dar continuidade na receita e para que o resultado final seja perfeito. Depois disso é só saborear esse maravilhoso torresmo mineiro!

Ingredientes da receita de torresmo mineiro 

Para o cozimento na água

  • 3 folhas de louro 
  • 2 litros de água 
  • 1 colher(sopa) de sal 
  • 2 colheres(sopa) de vinagre 
  • Água fervente o quanto baste 

Para o cozimento direto na banha 

  • 50 ml de aguardente 
  • 4 dentes de alho 
  • Suco de ½ limão 
  • Sal a gosto 

Para o torresmo

  • 2 kg de barriga de porco carnuda ou panceta ou toucinho cortada em tiras de 3 dedos de largura.
  • Banha de porco o quanto baste 

Modo de preparo 

Do cozimento direto na banha 

  1. Dica: Cozinhar direto na banha dá um sabor extra e cria uma casquinha ainda mais crocante. A aguardente, ajuda a dar suculência para carne e desidratar a pele do porco, deixando o torresmo “pururucar” com facilidade.
  2. Tempere as tiras de barriga de porco com alho, suco de limão, a aguardente e sal a gosto. Misture bem para envolver os temperos e deixe marinar por 30 minutos. 
  3. Numa panela com a banha de porco derretida e “fria”, leve em fogo médio, deixe fritar bem de um lado, depois vire para fritar do outro. 
  4. Nessa etapa vai começar a “pururucar”, retire as tiras do fogo e disponha numa travessa e leve para esfriar no freezer.
  5. Pururucar é quando a pele frita fica cheia de bolinhas crocantes.
  6. Retire do freezer e termine de fritar na banha já aquecida, e em fogo médio até dourar e pururucar totalmente. 

Do cozimento na água 

  1. Dica: Cozinhar o toucinho na água com temperos ajuda a deixar o torresmo mais macio por dentro e ainda elimina o excesso de gordura, garantindo um resultado perfeito na fritura.
  2. Numa panela com água fervente e em fogo médio, coloque as tiras de barriga de porco, o sal, as folhas de louro, o vinagre, e deixe ferver por 10 minutos. 
  3. Retire as tiras de toucinho, disponha numa travessa e leve para o freezer para esfriar bem.
  4. Retire do freezer e frite na banha aquecida, fogo médio até dourar de ambos os lados e pururucar. 
  5. Sirva em seguida essas 2 técnicas maravilhosas de preparar torresmo mineiro!

Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.