Se você é fã de suspiro, mas nunca se atreveu a fazer em casa por medo de não acertar, vai amar este suspiro caseiro do Canal Ana Zambrin, com todas as dicas e segredinhos para um excelente resultado! Ele vai ficar sequinho e perfeito como você sempre sonhou! Após conferir tudo, faça e arrase!
Como fazer suspiro caseiro
Para a receita de suspiro caseiro, você vai seguir direitinho todo o passo a passo para obter um ótimo resultado. Os ingredientes que você vai precisar são: açúcar refinado, claras de ovos, açúcar de confeiteiro e raspas de limão ou laranja (sem a parte branca para não amargar) ou baunilha (opcional), além de um saco de confeiteiro e um bico de confeiteiro de sua preferência: 4B (pitanga aberta) ou 2D (pitanga fechada). A temperatura do forno também é fundamental, então se o seu forno é convencional e não elétrico, siga corretamente as orientações. Com tudo pronto, sirva e delicie-se!
Ingredientes da receita de suspiro caseiro
- 1 xícara (chá) de açúcar refinado (240 g)
- raspas de limão ou laranja (sem a parte branca para não amargar) ou baunilha (opcional)
- ½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (também chamado de açúcar impalpável)
- 4 claras de ovos (120 g)
- saco de confeiteiro
- bico de confeiteiro 4B (pitanga aberta) ou 2D (pitanga fechada)
Modo de preparo
- Em uma vasilha que possa ir ao fogo, adicione 4 claras de ovos e 1 xícara (chá) de açúcar refinado, misturando muito bem.
- Acomode essa vasilha sobre uma panela com água quente (sem encostar a água na vasilha) e leve ao fogo para o banho-maria, mexendo sem parar com uma colher de pau, aquecendo essas claras com o vapor, para chegar a 60 °C. Se você não tiver termômetro culinário, faça o teste, pegando um pouco da mistura entre os dedos, quando você não sentir mais os grãozinhos de açúcar entre os dedos o ponto está correto.
- Feito isso, despeje a mistura na tigela da batedeira e comece a bater na velocidade mínima para não espirrar, aumentando gradualmente conforme for engrossando. Vai levar cerca de 10 minutos.
- Quando estiver quase no ponto, acrescente ½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro e raspas de limão ou laranja (sem a parte branca para não amargar) ou baunilha (opcional), voltando a bater até atingir o ponto correto, que é quando forma picos firmes que não caem.
- Para facilitar, encaixe o saco de confeitar aberto com o bico de confeiteiro de sua preferência (4B: pitanga aberta ou 2D: pitanga fechada) num copo alto e adicione parte da mistura do suspiro. Faça isso imediatamente após bater o suspiro, para não começar a derreter.
- Em formas espaçosas tipo tabuleiro antiaderentes ou comuns, forradas com papel-manteiga, modele os suspiros, usando o saco de confeiteiro, mantendo um espacinho entre eles.
- Para assar corretamente a temperatura ideal é de 80 a 100 °C, então, se for utilizar o forno convencional, coloque-o na temperatura mínima e posicione uma colher de pau para deixar a porta do forno entreaberta, mantendo por cerca de 2 horas, até 2 horas e meia, até ficarem sequinhos. Quanto maiores forem os suspiros, mais tempo demora para ficarem prontos.
- Retire, sirva e aproveite seu fantástico suspiro caseiro!
Armazenamento: coloque os suspiros que não for consumir em um saquinho ziplock, feche bem para vedar e guarde em local fresco e seco, como o armário. Eles duram de 4 a 5 meses.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais