Salgado sem farinha gostoso que fica sequinho que não fica encharcado de gordura
Descubra como fazer esse fantástico salgado sem farinha, que fará o maior sucesso em sua casa!
salgado sem farinha
Que tal alegrar o lanche da família, preparando esse espetacular salgado sem farinha do Canal Isamara Amâncio, que vai deixar um gostinho de quero mais? Também chamado de pastel de angu, ele leva fubá na massa, combina com vários recheios, tem um preparo descomplicado e vai encantar a todos! Confira tudo direitinho e faça ainda hoje!
Como fazer salgado sem farinha
Para a receita de salgado sem farinha, você vai começar pelo preparo da massa. Para isso, ferva a água quente numa panela, apague o fogo, acrescente o óleo, o sal, o fermento químico em pó e o fubá fino, misturando tudo durante 1 minuto e vá pressionando com uma espátula com o fogo desligado, formando uma massa lisa e uniforme. Coloque a panela em fogo médio, vá virando e cozinhando durante uns 8 minutos, de todos os lados, até a massa ficar bem cozida. Conclua a receita seguindo as orientações, sirva e saboreie essa maravilha de salgado sem farinha!
Ingredientes da receita de salgado sem farinha
Para a massa
¼ de xícara (chá) de polvilho azedo, 30 g (não use polvilho doce)
1 e ½ xícara (chá) de fubá fino (245 g)
½ colher (chá) rasa de fermento químico em pó
½ colher (sopa) rasa de sal
2 e ½ xícaras (chá) de água quente
1 colher (sopa) de óleo
1 ovo inteiro batido (utilize somente 2 colheres de sopa para essa massa)
óleo o quanto baste (para a fritura)
Para o recheio de carne moída
¼ de colher (chá) rasa de pimenta-do-reino
1 colher (sopa) de cebolinha picadinha
2 colheres (sopa) de salsinha picadinha
1 colher (sopa) de azeite
¼ de xícara (chá) de cebola ralada (50 g)
½ colher (sopa) de vinagre
300 g de carne moída (pedir para moer 2 vezes)
½ xícara (chá) de tomate maduro picadinho (100 g)
½ colher (sopa) rasa de alho ralado
1 colher (chá) rasa de sal
Modo de preparo
Da massa
Em uma panela, adicione 2 e ½ xícaras (chá) de água quente, leve ao fogo alto e aguarde ferver.
Desligue o fogo, junte 1 colher (sopa) de óleo, ½ colher (sopa) rasa de sal, ½ colher (chá) rasa de fermento químico em pó e 1 e ½ xícara (chá) de fubá fino, mexendo tudo por 1 minutinho e apertando com uma espátula fora do fogo, até obter uma massa lisinha e homogênea.
Agora leve a panela ao fogo médio, deixe cozinhar um pouco de um lado, vire a massa e cozinhe do outro lado também, fazendo isso várias vezes até a massa ficar bem cozida, por cerca de uns 8 minutos.
A massa vai se soltar da panela, desligue o fogo e transfira essa massa para uma bancada limpa e seca, apertando e mexendo com uma espátula enquanto a massa ainda estiver quente.
Espalhe essa massa na bancada, bata 1 ovo inteiro numa tigelinha e agregue somente 2 colheres (sopa) dele na massa, misturando com a espátula e adicionando ¼ de xícara (chá) de polvilho azedo, misturando e amassando a massa com as mãos por um minutinho.
Faça uma bola com a massa, coloque numa vasilha, cubra com um pano de prato limpinho e úmido e reserve enquanto você faz o recheio.
Do recheio de carne moída
Aqueça uma panela no fogo com 1 colher (sopa) de azeite, junte ¼ de xícara (chá) de cebola ralada e refogue em fogo médio, juntando na sequência, ½ colher (sopa) rasa de alho ralado e dourado-o levemente.
Entre com 300 g de carne moída, agregando também, ½ colher (sopa) de vinagre.
Misture e deixe fritar até ela fica marronzinha, soltinha e sequinha, nessa etapa junte ½ xícara (chá) de tomate maduro picadinho, refogando até ele ficar bem cozido.
Feito isso, para temperar, use: 1 colher (chá) rasa de sal, ¼ de colher (chá) rasa de pimenta-do-reino, 2 colheres (sopa) de salsinha picadinha e 1 colher (sopa) de cebolinha picadinha, misturando tudo.
Desligue o fogo, passe para uma vasilha e deixe esfriar.
Da montagem
Leve a massa para a bancada, modele-a com as mãos no formato de um retângulo, corte ao meio no sentido do comprimento e depois divida em 10 pedaços, cortando no sentido da largura (desta forma você terá 20 pedacinhos de massa).
Pegue um pedacinho cortado da massa, modele uma bolinha e depois achate-a na mão, obtendo um pequeno círculo, de 9 cm de largura.
Acrescente 1 colher (sopa) rasa de recheio na massinha, dobre e vá apertando com os dedos para tirar o ar, fechando e formando uma meia-lua. Repita o processo para modelar todos os salgados e disponha numa forma (esse salgado não precisa ser empanado). Se preferir, abra a massa com um rolo.
Aqueça uma panela espaçosa no fogo com uma boa quantidade de óleo, faça o teste colocando um palitinho de dentes e, se ferver, está na temperatura correta.
Adicione no máximo 3 salgados por vez e deixe fritar, dourando-os por igual. Se desejar, você pode assar na air fryer (a 200 °C por 20 minutos) ou no forno (a 200 °C, por 15 minutos de um lado e mais 10 minutos do outro).
Retire s pasteizinhos do óleo, escorra em papel-tolha e repita o processo para fritar todos os salgados.
Transfira para uma travessa, sirva e delicie-se com seu maravilhoso salgado sem farinha!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.