Com esta receita fabulosa do Canal Leodenice Camargo, você vai aprender a preparar uma apetitosa e saudável salada funcional, que todos em sua casa vão amar! Bem completa, colorida, temperada na medida certa, saborosa e natural, ela tem um preparo fácil, então após conferir tudo, não deixe de fazer!
Como fazer salada funcional
Para a receita de salada funcional, com um preparo descomplicado, após lavar as batatas inglesas, remova algum “machucadinho” e deixe-as com casca, picando-as em cubinhos. Passe-as para uma assadeira antiaderente, acrescente o alho picado em rodelas grandes e, para temperar, use sal, páprica doce e azeite, mexendo manualmente. Coloque em forno pré-aquecido a 180 °C, por cerca de 1 hora, até 1 hora e 10 minutos, desta forma as batatas vão ficar cozidas e douradas, mas lembre-se de misturar por 3 vezes durante este processo. Conclua a receita seguindo o passo a passo, sirva e delicie-se!
Ingredientes da receita de salada funcional
- 2 cebolas roxas cortadas em cubinhos
- 1 colher (sopa) rasa de sal (para o cozimento do brócolos
- 40 g de azeite de oliva (para as batatas)
- 1 cabeça de brócolis
- vinagre e azeite de oliva a gosto (para a montagem)
- sal e pimenta-do-reino a gosto (para o frango)
- 1 cabeça de alho descascada (para as batatas)
- 20 g de páprica doce (para as batatas)
- 2 mangas Palmer
- 20 g de sal (para as batatas)
- 1 alface-americana higienizada picada grosseiramente com as mãos
- um pouco de água (para o frango)
- 2 dentes de alho ralados (15 g)
- um fio generoso de azeite de oliva
- 1,5 kg de batata inglesa (10 batatas)
- 1 kg de filé de peito de frango (1 bandeja)
Modo de preparo
- Higienize 1,5 kg de batata inglesa e tire somente alguma imperfeição, mantendo as cascas, cortando em fatias grossas, depois em tiras e em cubinhos. Transfira toda essa batata para uma forma antiaderente e reserve.
- Descasque uma cabeça de alho e corte os dentes em rodelas grandes, juntando com as batatas na forma e tempere com: 20 g de sal, 20 g de páprica doce e 40 g de azeite de oliva, misturando tudo com as mãos.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C, por, aproximadamente, 1 hora, até 1 hora e 10 minutos, para as batatas cozinharem, reduzirem e ficarem douradinhas. No meio do processo, mexa as batatas por 3 vezes. Retire do forno e reserve.
- Higienize 1 cabeça de brócolis e corte os buquês e os talos em pedacinhos, em seguida, faça o processo de branqueamento, colocando numa panela com água fervente e 1 colher (sopa) rasa de sal, mantendo por exatos 3 minutos. Na sequência, retire o brócolis com uma escumadeira e transfira para uma tigela com água gelada, e cubos de gelo, para dar o choque térmico. Depois escorra, passe para outra tigela com água gelada e reserve.
- Corte o filé de peito de frango em cubinhos, passe para uma vasilha e tempere com 2 dentes de alho ralados, misturando com as mãos.
- Aqueça uma frigideira espaçosa no fogo com um fio generoso de azeite de oliva, junte os cubinhos de frango e deixe grelhar sem ficar mexendo até dourar bem.
- Quando notar que ficou com uma crostinha dourada por baixo, jogue um pouco de água e misture com uma colher de pau, para soltar o fundinho da panela e dourar uniformemente. Mexa, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, torne a mexer, desligue o fogo e transfira o frango para um recipiente, para esfriar em temperatura ambiente.
- Para a montagem da salada, em uma vasilha misture a alface-americana com a cebola roxa, junte o brócolis, uma pitada de sal, vinagre e azeite de oliva a gosto, mexendo tudo com as mãos e reservando.
- Em uma tigela espaçosa adicione a batata reservada e o frango, ambos já frios, misture com as mãos, junte a manga picada e a alface com a cebola e o brócolis, tornando a misturar tudo delicadamente, para homogenizar sem “quebrar” os ingredientes.
- Sirva e saboreie sua irresistível salada funcional! O que não for consumir, armazene em vasilha tampada na geladeira.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais