Com essa receita formidável e descomplicada, você aprenderá a preparar uma salada de bacalhau que fica dos deuses! Trata-se de uma refeição completa, uma ótima sugestão para as festas de fim de ano, que traz um sabor equilibrado, podendo ser servida quente ou geladinha! Não perca tempo, faça e receba muitos elogios!
Como fazer salada de bacalhau
Para a receita de salada de bacalhau, comece tirando a pele do bacalhau e, para dessalgar, coloque em uma tigela com água até cobri-las, mantendo no freezer, até iniciar a formar gelo. Quando isso acontecer, você vai tirar, trocar a água por outra limpa e lave o bacalhau, retornando-o ao freezer. Faça isso num total de 4 vezes, para o bacalhau ficar dessalgado. Na sequência, disponha-o em uma panela, despeje água até cobrir, coloque no fogo e, assim que iniciar a soltar bolhas, diminua o fogo e conte 10 minutos de cozimento. Após esse tempo, apague o fogo e tire o bacalhau, transferindo-o para outra vasilha, mas não jogue essa água fora. Finalize a receita seguindo o passo a passo. Sirva e deguste essa gostosura!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de salada de bacalhau
- ½ xícara (chá) de azeitonas pretas
- ¼ xícara (chá) de salsinha
- 3 ovos cozidos e depois cortados em rodelas (para decorar)
- ½ xícara (chá) de azeite de oliva (110ml)
- ½ xícara (chá) de pimentão amarelo em tirinhas (60 g)
- ½ xícara (chá) de pimentão vermelho em tirinhas (60 g)
- 2 colheres (chá) de alho picado ou amassado
- ¼ xícara (chá) de cebolinha
- 1 e ½ colher (chá) de sal (para o refogado) + 1 colher (sopa) rasa de sal (para o cozimento das batatas)
- 500 g de bacalhau em postas
- 1 xícara (chá) de água fervendo (para colocar na cebola)
- água o quanto baste (para cozinhar o bacalhau; não jogue essa água fora, servirá para o cozimento das batatas)
- ¼ colher (chá) de pimenta-do-reino
- água o quanto baste (para dessalgar o bacalhau)
- 1 cebola grande cortada em rodelas
- 5 batatas descascadas e picadas grosseiramente (850 g)
Modo de preparo
- Retire a pele das postas de bacalhau e, para dessalgar, adicione numa vasilha com água suficiente para cobri-las, levando ao freezer, até começar a formar gelo. Então retire, troque a água por outra limpinha e lave o bacalhau, voltando o bacalhau ao freezer. Repita esse processo num total de 4 vezes, para dessalgar o bacalhau. Se desejar, no final, prove um pedacinho para certificar-se de que já dessalgou.
- Depois disso, acomode o bacalhau numa panela, cubra com água, leve ao fogo e, quando começar a soltar bolhas, abaixe o fogo e marque 10 minutos de cozimento.
- Decorrido esse tempo, desligue o fogo e retire o bacalhau com uma escumadeira, passando para outro recipiente, mas não jogue fora essa água.
- Na panela em que você cozinhou o bacalhau, usando a mesma água do cozimento dele, adicione 5 batatas descascadas e picadas grosseiramente e 1 colher (sopa) rasa de sal, misturando e deixando cozinhar, até ficarem macias ao furar com um garfo, mas não desmanchando.
- Enquanto isso, solte lascas grandinhas de bacalhau das postas, usando as mãos, tirando também as espinhas.
- Ponha 1 cebola grande cortada em rodelas numa bacia e cubra com 1 xícara (chá) de água fervendo, mantendo por 10 a 15 minutos, escorrendo a água após esse tempo
- Leve uma panela ao fogo com ½ xícara (chá) de azeite de oliva e junte 2 colheres (chá) de alho picado ou amassado, ½ xícara (chá) de pimentão vermelho em tirinhas e ½ xícara (chá) de pimentão amarelo em tirinhas, refogando por uns 2 minutinhos.
- Acrescente a cebola que você havia deixado de molho, as lascas de bacalhau, 1 e ½ colher (chá) de sal, ¼ colher (chá) de pimenta-do-reino, ½ xícara (chá) de azeitonas pretas e as batatas cozidas reservadas, mexendo delicadamente em fogo baixo.
- Adicione ¼ xícara (chá) de cebolinha e ¼ xícara (chá) de salsinha, misture, desligue o fogo e transfira para uma travessa, enfeitando com 3 ovos cozidos em rodelas, se desejar.
- Sirva e saboreie sua apetitosa salada de bacalhau! Bom apetite!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais