Que tal dar uma alegrada no café ou lanche da família, preparando essa maravilhosa rosca húngara caseira, do Canal Culinária em Casa, que fica simplesmente divina e vai encantar a todos? Trazendo uma massa simples e saborosa e um recheio molhadinho de coco, ela leva leite condensado e coco ralado na cobertura. Faça e receba os elogios!
Como fazer rosca húngara caseira
Para a receita de rosca húngara caseira, você vai iniciar com o preparo do recheio, misturando em um recipiente: o açúcar, a manteiga ou margarina em temperatura ambiente e o coco ralado, reservando. Feito isso, para a massa, você vai iniciar com o preparo da esponja, colocando em uma vasilha espaçosa: a farinha sem fermento, o açúcar, o fermento biológico seco ou biológico fresco e a água, mexendo tudo com o auxílio de um fouet. Use plástico-filme para cobrir a tigela e aguarde uns 20 minutinhos para fermentar. Finalize a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aproveite essa gostosura!
Ingredientes da receita de rosca húngara caseira
Para o recheio
- 3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
- 100 g de coco ralado
- 1 xícara (chá) de açúcar
Para a massa
- 125ml de água
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 2 sachês de fermento biológico seco (20 g) ou 60 g de fermento biológico fresco
- 1 xícara (chá) de leite integral
- 2 ovos inteiros
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 125 ml de óleo ou banha
- 1 kg de farinha de trigo sem fermento
- 1 ovo inteiro batido misturado com 1 colher (sopa) de leite (para pincelar)
- leite condensado e coco ralado, ambos a gosto (para finalizar)
Obs.: a medida da xícara é de 250ml e todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente.
Modo de preparo
Do recheio
- Em uma vasilha misture: 1 xícara (chá) de açúcar, 3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina em temperatura ambiente e 100 g de coco ralado.
- Seu recheio está pronto, deixe reservado.
Da massa
- Para o preparo da esponja, você vai tirar os ingredientes da quantidade destinada para o preparo, então adicione numa bacia: 3 colheres (sopa) de farinha de trigo sem fermento, 3 colheres (sopa) de açúcar, 2 sachês de fermento biológico seco (20 g) ou 60 g de fermento biológico fresco e 125ml de água em temperatura ambiente. Misture tudo com um fouet, cubra a bacia com plástico-filme e reserve por uns 20 minutos para fermentar.
- Após esse tempo, acrescente, misturando a cada adição: 2 ovos inteiros, 1 xícara (chá) de açúcar, 125 ml de óleo ou banha, 1 xícara (chá) de leite integral.
- Em seguida, aos poucos, vá agregando a farinha de trigo sem fermento, misturando, a princípio, com uma espátula e, quando a massa pesar, passe-a para uma bancada limpa e seca, enfarinhada e sove com as mãos, por uns 5 minutinhos, juntando devagar o restante da farinha e 1 colher (sobremesa) de sal. O ponto correto da massa é quando ela desgruda das mãos e da bancada e pode ser que não seja necessário utilizar toda a farinha.
- Forme uma bola com a massa e, na bancada, divida-a ao meio e abra uma das metades com um rolo, formando um retângulo, desgrudando-a da bancada, para não prejudicar no momento de enrolar.
- Vá passando o recheio na massa, deixando 2 dedinhos de recuo das bordas e depois enrole cuidadosamente, finalizando o rolo grudando a parte da massa sem recheio na outra.
- Dê umas beliscadinhas na emenda da massa, apertando devagar para a massa não abrir no momento de assar.
- Corte o rolo sempre medindo 2 dedos de largura (você pode usar a largura da faca para medir).
- Disponha as fatias numa assadeira espaçosa untada e enfarinhada, com a parte do recheio virada para cima. Repita o processo com a outra metade da massa para modelar e rechear todas as roscas. Provavelmente você vai utilizar duas assadeiras espaçosas para estas receitas.
- Aguarde crescer até dobrar de volume, depois pincele com um ovo batido misturado com 1 colher (sopa) de leite.
- leve para assar em forno pré-aquecido a 180 °C, por, por cerca de 25 a 30 minutos, ou até que esteja dourada por cima e o recheio esteja levemente borbulhante.
- Retire e regue as roscas com leite condensado, polvilhando com coco ralado, ambos a gosto.
- Sirva e delicie-se com sua fantástica rosca húngara caseira!
Rendimento: aproximadamente 35 roscas húngaras.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais