Com esta receita formidável do Canal Dani Ortiz, você vai aprender a fazer uma deliciosa rosca doce de leite condensado, perfeita para servir com um café fresquinho! Você terá duas roscas grandes, macias e fofinhas, uma delas com frutas cristalizadas e outra com gotas de chocolate, que vão deixar um gostinho de quero mais! Faça e arrase!
Como fazer rosca doce de leite condensado
Para a receita de rosca doce de leite condensado, adicione numa tigela espaçosa os ovos inteiros e bata com o auxílio de um fouet, em seguida acrescente o leite condensado e volte a misturar, deixando reservada. Coloque o fermento biológico seco na água morna e mexa para misturar. Agregue o óleo, mexa e junte, devagar, a farinha de trigo sem fermento, mexendo a cada acréscimo. Junte o sal, acrescente a farinha e mexa com uma colher. Assim que a massa estiver pesada, transfira-a para uma superfície plana, ligeiramente polvilhada com farinha e sove por 10 minutinhos, formando uma massa lisinha e uniforme. Conclua a receita seguindo o passo a passo, sirva e delicie-se!
Ingredientes da receita de rosca doce de leite condensado
Para a massa
- 1 sachê de fermento biológico seco (10 g)
- ½ lata de óleo
- 1 lata (medida do leite condensado) de água morna
- 1 pitada de sal
- 3 ovos inteiros
- 1 lata de leite condensado (395 g)
- 7 e ¾ de xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento (940 g)
- 1 gema de ovo misturada com um pouco de leite (para pincelar)
- um pouco de açúcar cristal (para polvilhar uma das roscas)
- Um pouco de leite condensado (para regar uma das roscas)
Para o recheio
- 200 g de gotas de chocolate
- 200 g de frutas cristalizadas
Obs.: a medida da xícara é de 240ml e você vai utilizar também a lata vazia de leite condensado como medida.
Modo de preparo
Da massa / recheio e finalização
- Em uma bacia coloque 3 ovos inteiros e bata com um fouet, depois junte 1 lata de leite condensado e torne a mexer, reservando.
- Dissolva 1 sachê de fermento biológico seco em 1 lata (medida do leite condensado) de água morna, misturando bem.
- Acrescente ½ lata de óleo, misture e agregue, aos poucos, a farinha de trigo sem fermento, misturando a cada adição.
- Inclua 1 pitada de sal, vá colocando a farinha e misturando com uma colher.
- Quando a massa pesar, passe-a para uma bancada limpa e seca, levemente enfarinhada e sove por uns 10 minutos, obtendo uma massa lisa e homogênea.
- Divida a massa em duas partes iguais (cerca de 880 g cada), faça uma bola com cada uma delas e acomode-as em bacias levemente enfarinhadas, cobrindo com plástico-filme e com guardanapos, deixando descansar por uns 20 minutos.
- Após esse tempo, pegue uma das partes e divida em 3 pedaços para trançar.
- Abra cada um dos 3 pedaços com um rolo e adicione ⅓ das frutas cristalizadas e enrole, formando um rolinho, vedando bem a emenda e as pontas, apertando com os dedos e reservando. Repita o processo com as duas outras partes também.
- Feito isso, junte uma das pontas das 3 partes e em seguida trance, apertando as pontas da outra extremidade.
- Acomode a trança numa forma untada e enfarinhada, cubra com um pano de prato e aguarde crescer por cerca de 1 hora e 30 minutos, ou por menos tempo se estiver calor onde você mora.
- Para a outra trança, repita todo o processo, mas ao invés de frutas cristalizadas, use gotas de chocolate na massa para depois trançar. Disponha numa forma untada e enfarinhada, cubra com um guardanapo e aguarde crescer também.
- Com as roscas crescidas, pincele-as com 1 gema de ovo misturada com um pouco de leite e a de frutas cristalizadas, polvilhe com um pouco de açúcar cristal.
- Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 °C, por cerca de 40 minutos.
- Retire e pincele a rosca de chocolate ainda quente com leite condensado.
- Pronto, agora você já pode servir e apreciar sua irresistível rosca doce de leite condensado! Bom proveito!
Rendimento: 2 roscas grandes.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.

Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais