Gente do céu, que receita é essa? Esse rocambole de presunto e queijo é irresistível. Ele fica mega recheado, desmancha na boca e sem dúvida irá render diversos elogios no lanche da tarde em família e amigos. Então, venha conferir o passo a passo desse rocambole ensinado pelo canal Receitas Dona Dirce que é imperdível!
Como fazer rocambole de presunto e queijo
Preparar o rocambole de presunto e queijo é fácil. O modo de preparo do rocambole de presunto e queijo é simples, em uma bacia, vamos dissolver o fermento biológico fresco no leite morno. Em seguida, iremos adicionar o açúcar, o sal e o óleo e misturar bem a cada adição desses ingredientes. Na sequência, vamos juntar a farinha de trigo aos poucos e misturar bem. E iremos dar continuidade na receita seguindo o passo a passo do modo de preparo corretamente para obtermos sucesso no resultado. E então, vamos saborear esse rocambole de presunto e queijo que é uma perdição!
Confira outras receitas:
Barriga de porco cozida de um jeito muito simples para ficar bem macia e saborosa para você servir como prato principal ou petisco
Bolo pega marido muito molhadinho e com uma cremosidade incrível que faz essa receita ser um sucesso garantido em todas as casas
Enroladinho mineiro ao molho com o segredo da carne recheada que derrete na boca e vai deixar o seu almoço de domingo muito mais especial
Ingredientes da receita de rocambole de presunto e queijo
- 2 xícaras (chá) de óleo
- 2 colheres (chá) de sal
- 2 colheres (chá) de açúcar
- 60g de fermento biológico fresco ou 10g de fermento biológico seco
- 600g de muçarela ralada
- 1 colher (sopa) de orégano
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 4 colheres (sopa) de azeitonas pretas sem caroço
- 1kg de farinha de trigo
- 4 tomates fatiados
- 500g de presunto fatiado
- 400ml de leite morno
- Gema de ovo (para pincelar)
*medida da xícara: 200ml
Modo de preparo
- Em uma bacia, coloque o fermento biológico fresco e o leite morno e misture bem para ele dissolver.
- Adicione o açúcar e o sal e misture mais.
- Acrescente o óleo e misture bastante.
- Junte a farinha de trigo aos poucos e misture bem a cada adição.
- Sove essa massa em uma bancada até ela desgrudar dos dedos, ficar bem macia e lisa.
- Divida essa massa em 4 partes, abra com um rolo até formar um retângulo, coloque as fatias de presunto, uma camada de muçarela ralada e uma camada de tomate temperado com sal e orégano.
- Adicione as azeitonas pretas sem caroço, enrole a massa até obter um rocambole e feche as pontas dos dois lados.
- Coloque o rocambole em uma assadeira untada com óleo. Repita esse processo com todas as massas. Leve as assadeiras para o forno desligado para a massa crescer por 40 minutos.
- Retire do forno, pincele os rocamboles com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos.
- E então, retire do forno e aproveite esse rocambole de presunto e queijo que é muito gostoso e macio!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais