Queijo caseiro – Canal Mara Caprio culinária e dicas
Fazer seu próprio queijo caseiro pode até parecer desafiador, mas com essa receita simples e prática, você vai perceber que é muito fácil. Além de ser uma delícia, com uma textura e sabor únicos, é a opção ideal para ser servida num café da manhã ou da tarde. Faça, porque é divino!
Como fazer queijo caseiro
Para fazer queijo caseiro vamos precisar de mussarela, manteiga, sal, leite em temperatura ambiente, vinagre e leite quente. Primeiramente iremos colocar numa panela o leite em temperatura ambiente, levar em fogo médio e deixar até ferver. Em seguida vamos colocar o vinagre e deixar descansar por 15 minutos para talhar. Teremos que seguir corretamente as instruções do passo a passo do restante do preparo até a finalização, para dar continuidade na receita e obtermos um resultado magnífico. Depois disso é só desfrutar dessa delícia!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de queijo caseiro
- 250 gramas de mussarela
- 100 gramas de manteiga
- Sal a gosto
- 2 litros de leite em temperatura ambiente
- ½ xícara(chá) de vinagre
- ½ xícara(chá) de leite quente
Modo de preparo
- Numa panela, coloque o leite (2 litros) leve em fogo médio e deixe até ferver. Desligue o fogo, acrescente o vinagre, mexa levemente, e deixe descansar por 15 minutos para talhar.
- Passe esse leite talhado por uma peneira, descarte todo o soro, coloque a massa obtida no liquidificador, o leite quente (½ xícara de chá) a manteiga e o sal.
- Bata bem por alguns minutos para homogeneizar os ingredientes e coloque essa mistura na panela.
- Adicione a mussarela ralada, leve em fogo médio, mexendo sempre, até derreter totalmente o queijo e engrossar.
- Transfira para uma tigela de vidro redonda e deixe esfriar em temperatura ambiente. Depois de frio, coloque na geladeira por algumas horas até ficar bem firme.
- Retire da geladeira, desenforme e se delicie com esse queijo caseiro divino!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais