Receita de mungunzá salgado para aquecer o frio na hora do jantar

Venha conhecer uma receita de mungunzá salgado, que fica muito saboroso e todos vão amar!

mungunzá salgado
mungunzá salgado

Se você nunca provou essa magnífica receita nordestina de mungunzá salgado, não sabe o que está perdendo! Com o Canal Gabriel Freitas, você vai aprender a fazer esse prato sensacional, perfeito para servir em dias frios, que também recebe o nome de pintado ou canjica salgada em outras regiões do Brasil. Separe os ingredientes e não deixe de fazer!

Como fazer mungunzá salgado

Para a receita de mungunzá salgado, com todas as dicas e truques para um ótimo resultado, comece deixando a canjiquinha amarela e o feijão-de-corda de molho na água, durante 4 horas, cada um numa tigela. Passado esse tempo, escorra-os e deixe reservados. Coloque uma panela de pressão grande no fogo com óleo, acrescente a barriga de porco ou panceta, a costelinha suína e o acém ou a carne de sol, misturando e refogando, até dar uma douradinha. Para temperar, use páprica doce e sal, mexendo tudo. Conclua a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aproveite essa maravilha de prato!

Ingredientes da receita de mungunzá salgado

  • 1 colher (chá) rasa de páprica doce
  • cheiro-verde picado (a gosto)
  • 1 cebola grande picadinha
  • 2 folhas de louro
  • um fio de óleo
  • água o quanto baste
  • 500 g de costelinha suína picada
  • 500 g de feijão-de-corda
  • 400 g de barriga de porco ou panceta picada em cubos
  • 2 linguiças calabresas fatiadas em rodelas
  • 5 dentes de alho picados
  • 500 g de canjiquinha amarela (também chamada de milho quebrado)
  • 500 g de acém picado ou carne de sol picada
  • ½ colher (sopa) rasa de sal

Modo de preparo

  1. O primeiro passo da receita é deixar 500 g de canjiquinha amarela de molho na água numa vasilha, por 4 horas. Em outra vasilha, deixe 500 g de feijão-de-corda de molho na água também por 4 horas.
  2. Após esse tempo, escorra e reserve.
  3. Leve uma panela de pressão espaçosa ao fogo com um fio de óleo, junte 400 g de barriga de porco ou panceta picada em cubos, 500 g de costelinha suína picada e 500 g de acém picado ou carne de sol picada, mexendo e refogando tudo, até dourar.
  4. Tempere com 1 colher (chá) rasa de páprica doce e  ½ colher (sopa) rasa de sal, misturando tudo.
  5. Entre com a canjiquinha amarela que ficou de molho, 2 folhas de louro, mexa e refogue um pouco tudo junto.
  6. Na sequência, despeje água o suficiente para cobrir tudo, mexendo e tampando a panela.
  7. Assim que pegar pressão, abaixe o fogo e marque 15 minutos de cozimento.
  8. Nesse meio tempo, frite 2 linguiças calabresas fatiadas em rodelas, na própria gordura que vão soltar, até dourar. Depois acrescente 1 cebola grande picadinha e 5 dentes de alho picados, fritando tudo junto. Desligue o fogo e reserve.
  9. Desligue o fogo da panela de pressão, retire a pressão com cuidado e abra a panela, colocando o feijão-de-corda que ficou de molho.
  10. Mexa tudo e adicione a calabresa frita com a cebola e o alho, misturando tudo. Coloque mais água até cobrir tudo novamente, tampe a panela e, assim que a panela chiar, conte mais 20 minutos de cozimento.
  11. Novamente, apague o fogo da panela de pressão, tire a pressão cuidadosamente e abra a panela. Ligue o fogo com a panela destampada e deixe o caldo apurar um pouco, juntando cheiro-verde picado a gosto, misturando tudo. Se desejar mais caldo, acrescente um pouco mais de água e deixe ferver por uns minutinhos.
  12. Desligue o fogo, sirva e delicie-se com seu irresistível mungunzá salgado! Bom apetite!

Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.