Se você ainda não conhece a famosa massa de guaraná, não sabe o que está perdendo! Com essa delícia, você fará um magnífico pastel de forno com um recheio de frango incrível, perfeito para o lanche ou jantar da família! Trazendo uma massa que se desfaz na boca de tão macia, você pode variar o recheio a gosto. Confira tudo e faça hoje mesmo!
Como fazer massa de guaraná
Para a receita de massa de guaraná, você vai iniciar pelo preparo do recheio de frango, seguindo direitinho o passo a passo. Para fazê-lo, serão necessários: salsinha picadinha, óleo, sal, cebola, frango cozido e desfiado, molho pronto de tomate, orégano, requeijão, alho, páprica picante e pimenta-calabresa (opcional). Deixe o recheio esfriar e faça a massa, adicionando numa tigela: a margarina sem sal, gelada, o sal, o guaraná gelado e uma parte da farinha de trigo. Mexa com uma colher e depois com as mãos, juntando a farinha gradualmente, sempre amassando. Finalize a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aprecie essa gostosura!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de massa de guaraná
Para o recheio de frango
- 3 colheres (sopa) de salsinha picadinha
- 3 colheres (sopa) de óleo
- sal (a gosto)
- 2 colheres (sopa) de cebola picadinha
- 400 g de filé de frango cozido em água com um sachê de tempero pronto, e desfiado
- 1 sachê de molho pronto de tomate
- 1 colher (sobremesa) de orégano
- 150 g de requeijão cremoso de bisnaga
- 1 dente de alho amassado
- 1 colher (café) de páprica picante
- uma pitada de pimenta-calabresa (opcional)
Para a massa do pastel de forno
- sal (a gosto)
- 250 g de margarina sem sal, gelada
- 100 ml de guaraná gelado
- 500 g de farinha de trigo sem fermento
- 1 gema de ovo (para pincelar)
Modo de preparo
Do recheio de frango
- Aqueça uma panela no fogo com 3 colheres (sopa) de óleo e junte 2 colheres (sopa) de cebola picadinha, deixando refogar até murchar.
- Junte 1 dente de alho amassado, deixando dourar levemente e tempere com: 1 colher (sobremesa) de orégano, uma pitada de pimenta-calabresa (opcional), sal a gosto e 1 colher (café) de páprica picante.
- Misture tudo e refogue, acrescentando depois, 1 sachê de molho pronto de tomate, misturando tudo.
- Entre com o frango cozido e desfiado e 3 colheres (sopa) de salsinha picadinha, tornando a misturar. Prove e acerte o sal, se for preciso.
- Transfira para um recipiente e reserve para esfriar até o momento de utilizar, enquanto prepara a massa.
Da massa
- Em uma bacia, coloque 250 g de margarina sem sal, gelada, sal a gosto, 100 ml de guaraná gelado e parte da farinha de trigo.
- Misture primeiramente com uma colher e em seguida, ponha literalmente, as “mãos na massa”, amassando para dar liga.
- Vá acrescentando o restante da farinha e amassando, até obter uma massa homogênea, que não gruda mais nas mãos.
- Na sequência, embale a massa em plástico-filme e mantenha na geladeira de 20 minutos a meia hora. Após esse tempo, retire, divida a massa em duas partes, embale uma delas novamente no plástico e volte para a geladeira.
- Disponha um plástico grande numa bancada, acomode a outra parte da massa sobre ele, cubra com mais um pedaço de plástico e abra com um rolo, não deixando nem muito fina e nem muito grossa.
- Pegue um cortador com 9 cm de diâmetro ou um pote plástico, ou até mesmo a tampinha dele e corte a massa em círculos.as rebarbas da massa que sobrarem, você vai abrir e reutilizar.
- Em cada círculo da massa, adicione uma boa quantidade de recheio, de um dos lados dele, colocando também, requeijão cremoso de bisnaga, unindo as pontas para fechar o pastelzinho.
- Pressione toda a lateral do pastelzinho recheado com um garfo para vedar bem e passe para uma assadeira espaçosa, sem a necessidade de untar.
- Pincele os pasteizinhos com gema de ovo e leve para assar em forno pré-aquecido a 200 °C, por cerca de 25 minutos a meia hora.
- Retire, sirva e desfrute do seu espetacular pastelzinho de forno, feito com essa divina massa de guaraná!
Rendimento: 20 pasteizinhos de forno.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais