Não deixe de fazer para o lanche da família ou para saborear em qualquer ocasião, este espetacular lanche empanado, do Canal Tata Pereira, que fica simplesmente divino! Fácil de preparar, ele traz uma massa saborosa e um sensacional recheio de carne moída! Não espere mais, separe os ingredientes, confira tudo e faça, pois será um sucesso em sua casa!
Como fazer lanche empanado
Para a receita de lanche empanado, você vai iniciar pela massa. Numa panela com o fogo desligado adicione: o leite integral, a água, os cubos de caldo de carne e o óleo. Mexa tudo e coloque no fogo, esperando ferver. Feito isso, acrescente a farinha de trigo sem fermento, mexendo fortemente com a ajuda de uma colher de pau, para a farinha ficar cozida, formando uma massa lisinha, uniforme e que se solta do fundo da panela. Apague o fogo e transfira essa massa para uma superfície plana untada com manteiga, deixando esfriar. Nesse meio tempo faça o recheio e conclua a receita seguindo as orientações. Sirva e deguste esse lanche divino!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de lanche empanado
Para a massa
- 3 xícaras (chá) de leite integral
- ⅓ de xícara (chá) de óleo
- 2 xícaras (chá) de água
- 4 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento
- 2 cubos de caldo de carne
Para o recheio / finalização
- colorau (a gosto)
- 600 g de carne moída (pedir para moer 2 vezes)
- ½ cebola picada
- ½ xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço fatiadas
- 1 dente de alho picado
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 tomate sem as sementes, picado
- sal e pimenta-do-reino (a gosto)
- orégano (a gosto)
- cheiro-verde picado (a gosto)
- 3 ovos batidos (para empanar)
- farinha de rosca o quanto baste (para empanar)
- óleo o quanto baste (para a fritura)
Modo de preparo
Da massa / finalização
- Em uma panela ainda fora do fogo coloque: 3 xícaras (chá) de leite integral, 2 xícaras (chá) de água, 2 cubos de caldo de carne e ⅓ de xícara (chá) de óleo.
- Misture e leve ao fogo, aguardando levantar fervura.
- Quando isso acontecer, junte de uma só vez, 4 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento, misturando vigorosamente com uma colher de pau, para a farinha cozinhar e você obter uma massa lisa, homogênea e que desgruda do fundo da panela.
- Desligue o fogo e passe essa massa para uma bancada untada com manteiga, aguardando esfriar, enquanto você prepara o recheio.
- Com a massa mais fria e o recheio pronto, retire uma porção dela, disponha na bancada e abra com o auxílio de um rolo, deixando num formato retangular e com uma espessura média.
- Acrescente um pouco do recheio, corte as laterais da massa para acertar e feche, dobrando a massa sobre o recheio, obtendo um quadrado e cortando o excesso da massa.
- Aperte as laterais do quadrado com os dedos para vedar bem e disponha num prato. Repita o processo com toda a massa e o recheio.
- Para empanar, tenha disponíveis na bancada, uma vasilha com 3 ovos batidos e outra vasilha com farinha de rosca o quanto baste.
- Passe o salgado nos ovos batidos, escorra o excesso e depois passe na farinha de rosca, passando para um prato e reservando. Faça isso para empanar todos os salgados.
- Aqueça uma panela com óleo, coloque no máximo 3 salgados e deixe fritar, dourando de um lado e depois do outro. Retire e escorra em papel-toalha. Repita o processo para fritar todos os salgados.
- Transfira para uma travessa, sirva e delicie-se com seu fantástico lanche empanado!
Do recheio
- Em uma panela adicione: 1 colher (sopa) de óleo, aqueça e junte ½ cebola picada e 1 dente de alho picado.
- Misture e refogue até dourar levemente.
- Acrescente 600 g de carne moída e tempere com: sal, pimenta-do-reino, orégano e colorau, todos a gosto.
- Misture e deixe fritar, até a carne ficar marronzinha, soltinha e a água secar completamente.
- Depois disso, entre com 1 tomate sem as sementes, picado, ½ xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço fatiadas e cheiro-verde picado a gosto, misturando tudo.
- Deixe reservado.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais