A quiabada baiana, como o próprio nome já diz, é um clássico da culinária da Bahia, que nunca sai de moda, muita gente aprecia, e fica incrivelmente delicioso. Confira o passo a passo dessa versão do canal divinas receitas, e faça, você vai se surpreender, é incrível!
Como fazer quiabada baiana
Para fazer quiabada baiana vamos precisar de água quente, acém bovino, lombo suíno dessalgado, quiabo, camarão seco, linguiça calabresa, alho, tomate, cebola, pimentão vermelho e verde, azeite de dendê, tempero baiano, cominho, páprica picante, colorau, coentro e pimenta dedo de moça. Inicialmente iremos colocar o azeite de dendê na panela de pressão, levar em fogo médio, adicionar as carnes, e deixar refogar um pouco. Em seguida vamos acrescentar os demais ingredientes, seguindo as instruções, até cozinhar bem, finalizar colocando o quiabo cortado em rodelinhas, a calabresa frita levemente e o coentro. Depois disso é só servir e se deliciar!
Confira outras receitas:
Frango crocante do KFC feito em casa com um tempero secreto que deixa a casquinha muito sequinha e a carne suculenta por dentro
Bolo de brigadeiro fofinho com uma cobertura brilhante que vai fazer você nunca mais querer testar outra receita de bolo de chocolate
Creme de frango cremoso para sanduíche natural que é a opção perfeita para um lanche rápido, saudável e muito fácil de levar para o trabalho
Ingredientes da receita de quiabada baiana
- 700 ml de água quente
- 500 gramas de acém bovino em cubos
- 300 gramas de lombo suíno dessalgado
- 300 gramas de quiabo
- 100 gramas de camarão seco
- 1 gomo de linguiça calabresa
- 3 dentes de alho
- 2 tomates sem sementes
- 1 cebola
- ¼ de pimentão vermelho
- ¼ de pimentão verde
- 2 colheres(sopa) de azeite de dendê
- 1 colher(chá) de tempero baiano
- 1 colher(chá) de cominho
- 1 colher(chá) de páprica picante
- 1 colher(chá) de colorau
- Coentro a gosto
- 1 pimenta dedo de moça sem sementes
Modo de preparo
- Na panela de pressão coloque o azeite de dendê leve em fogo médio, adicione o acém bovino em cubos e o lombo suíno também em cubos e deixe refogar um pouco.
- Adicione o colorau, a páprica, o cominho, o tempero baiano, a pimenta dedo de moça picadinha, misture bem e refogue por 3 minutos.
- Acrescente o alho e a cebola picada e refogue por mais 2 minutos. Coloque o pimentão verde, o vermelho e o tomate picados, a água quente mexa e ajuste o sal.
- Tampe a panela, e deixe cozinhar por 30 minutos assim que levantar pressão. Retire do fogo e deixe a pressão sair.
- No liquidificador coloque o camarão descascado, lavado, fervido e dessalgado, com o caldo do cozimento, e bata bem para triturar bem.
- Despeje essa mistura na panela de pressão, passando pela peneira, mexa para agregar, acrescente o quiabo cortado e rodelinhas, e deixe cozinhar sem tampar, por 20 minutos.
- Adicione a calabresa em cubos, frita levemente no óleo, misture bem, coloque o coentro a gosto, ajuste os sal, e deixe ferver por alguns minutos para encorpar.
- Retire do fogo e sirva essa suculenta quiabada baiana!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais