Se você tem pães velhos sobrando e não sabe como aproveitá-los, essa receita de pudim de pão velho é perfeita! Ela transforma os pães amanhecidos em uma sobremesa deliciosa e prática. Seguindo as dicas do canal Cozinhando com a Ly, você vai preparar um pudim de pão irresistível, com uma textura que desmancha na boca.
Como fazer pudim de pão velho
O preparo desse pudim é bem simples. Primeiro, você faz uma calda de caramelo e espalha na forma. Em seguida, misture os ingredientes do pudim no liquidificador e despeje na forma caramelizada. Depois, é só assar em banho-maria até ficar pronto. Um jeito fácil de transformar pão amanhecido em uma sobremesa incrível!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de pudim de pão velho
Para a calda
- 1 xícara (chá) de água
- 2 xícaras (chá) de açúcar
Para o pudim
- 3 pães amanhecidos
- 1 litro de leite integral
- 3 ovos
- 1 caixinha de leite condensado
- ½ xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo
Da calda
- Em uma panela, misture a água e o açúcar até dissolver.
- Leve ao fogo baixo e cozinhe sem mexer até formar um caramelo dourado.
- Deite o caramelo no fundo e nas laterais de uma forma de bolo inglês (30 cm x 10 cm). Reserva.
Do pudim
- No liquidificador, coloque o pão amanhecido em pedaços, o leite condensado, o açúcar, os ovos e o leite. Bata por cerca de 3 minutos até que a mistura fique bem homogênea.
- Despeje essa mistura na forma já caramelizada.
- Cubra com papel-alumínio e asse em banho-maria a 200°C por aproximadamente 1 hora.
- Após assar, deixe o pudim esfriar completamente, desenforme e, se houver caramelo no fundo da forma, aqueça-o e regue sobre o pudim.
- Sirva em temperatura ambiente ou leve à geladeira se preferir gelado. Agora, é só aproveitar essa delícia de pudim de pão velho!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais