Se você é fã de pudim de leite condensado, não deixe de fazer essa versão fantástica do Canal Cozinhando com a Ly, de mini pudins deliciosos, acompanhando uma calda incrível! O pudim fica cremoso e muito saboroso, perfeito para servir geladinho na sobremesa da família ou para seu faça e venda! Não espere mais, faça, pois é sucesso garantido!
Como fazer pudim de leite condensado
Para a receita de pudim de leite condensado, com um preparo descomplicado, você vai iniciar com o preparo da calda. Para isso, coloque numa panela de fundo grosso, com o fogo desligado ainda, o açúcar, a água e o vinagre. Mexa e só então coloque em fogo alto, usando a menor chama do fogão, até virar uma calda de caramelo, sem a necessidade de ficar misturando. A calda estando dourada, da cor que desejar, apague o fogo e passe o conteúdo para uma vasilha. Com a calda quente ainda, despeje 2 colheres (sopa) dela no fundo de cada forminha forneável com furinho no meio, reservando enquanto você faz o pudim. Finalize a receita seguindo direitinho as orientações. Sirva e aprecie essa gostosura!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de pudim de leite condensado
Para a calda
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 2 copos americanos (180ml cada) de açúcar (totalizando 300 g)
- 150ml de água
Para o pudim
- 400ml de leite integral
- 8 gemas de ovos peneiradas (120 g)
- 2 caixinhas de leite condensado (totalizando 790 g)
- 10 forminhas forneáveis com furinho no meio, próprias para mini pudim, com capacidade de 120ml cada
- água quente o quanto baste (para o banho-maria)
Modo de preparo
Da calda
- Em uma panela de fundo grosso ainda fora do fogo, adicione 2 copos americanos (180ml cada) de açúcar (totalizando 300 g), 150ml de água e 1 colher (sopa) de vinagre.
- Misture e agora, sim, leve ao fogo alto, mas na menor chama do fogão, até caramelizar, sem precisar ficar mexendo.
- Quando a calda estiver douradinha, cuide para não queimar, depois desligue o fogo e transfira para outro recipiente.
- Usando a calda ainda quente, coloque 2 colheres (sopa) dessa calda no fundo de cada forminha forneável com furinho no meio, própria para mini pudim, com capacidade de 120ml cada.
- Reserve enquanto prepara o pudim.
Do pudim / finalização
- Em uma tigela coloque: 2 caixinhas de leite condensado e 8 gemas de ovos peneiradas, mexendo levemente com um fouet, para não criar ar na massa, misturando de baixo para cima.
- Em seguida, vá agregando aos poucos, 400ml de leite integral, misturando a cada adição sem bater.
- Acomode as forminhas já com a calda numa forma retangular espaçosa e reserve.
- Coe toda a massa do pudim numa peneira, para não ficar nenhum fiapinho da gema, passando para uma jarra com biquinho, para facilitar na hora de despejar.
- Vá despejando essa massa do pudim nas forminhas caramelizadas, até encobrir o conezinho central, sem encher completamente, para não correr o risco de vazar quando estiver assando. Faça isso com todas as forminhas e não coloque as tampinhas para assar.
- Despeje cerca de um dedo de água quente na forma grande, para o banho-maria e cubra a forma com papel-alumínio (parte brilhante voltada para o alimento).
- Leve para assar em forno pré-aquecido a 160 °C, por cerca de 40 a 45 minutos.
- Retire, deixe esfriar completamente e mantenha na forma que servirá de apoio, levando à geladeira para gelar bem.
- Tire e, se desejar, apenas com o pudim geladinho, tampe as forminhas, caso vá vender, pois para o seu cliente, a tampinha servirá de pratinho para desenformar. Não esqueça de mandar uma colherzinha descartável com o mini pudim.
- Para desenformar em casa, passe uma espátula na volta toda da forminha, para entrar ar e soltar facilmente, virando o pudim num pratinho em seguida.
- Sirva e delicie-se com seu irresistível pudim de leite condensado!
Rendimento: 10 unidades.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais