Se você tem sobras de arroz na geladeira, não desperdice, prepare um gostoso petisco de arroz, que pode acompanhar suas refeições ou servir de tira-gosto! Fácil, gostoso, rápido e econômico, todos vão gostar dessa delícia e, de quebra, você aprende a fazer um molho de pimenta simples para acompanhar! Confira a receita do Canal Cozinhando com a Ly e faça o divino petisco de arroz, que será um sucesso!
Conteúdo da Receita
Como fazer petisco de arroz
Para a receita de petisco de arroz, vamos pôr no liquidificador: o arroz cozido da geladeira, ligeiramente aquecido para amaciar, a cebola, a cebolinha, o bacon, os ovos, a pimenta bode (opcional) e o sal. Bateremos muito bem para uniformizar e passaremos essa massa para uma vasilha, juntando o amido de milho e mexendo manualmente. Lavaremos as mãos e untaremos com um pouco de óleo, para não grudar, em seguida, vamos pegar porções da massa e moldar nas mãos, fazendo palitinhos ou deixaremos no formato que preferirmos. Finalizaremos a receita seguindo direitinho o passo a passo. Sirva e deguste seu saboroso petisco de arroz!
Ingredientes da receita de petisco de arroz
Para o petisco
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 80g de bacon picado
- 1 colher (café) de sal
- 2 ovos inteiros
- ½ cebola pequena picada
- 2 colheres (sopa) de cebolinha picada
- pimenta-do-reino (a gosto)
- óleo o quanto baste (para a fritura)
- 3 xícaras (chá) de arroz cozido
- 1 pimenta bode picada (opcional)
Para o molho de pimenta
- 1 colher (sopa) de maionese
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 1 colher (sopa) de molho de pimenta
Modo de preparo
Do petisco e do molho de pimenta
- Aqueça levemente o arroz cozido que estava guardado na geladeira, para ficar mais macio e coloque no copo do liquidificador, juntamente com: ½ cebola pequena picada, 2 colheres (sopa) de cebolinha picada, 80 g de bacon picado, 2 ovos inteiros, 1 pimenta bode picada (opcional) e 1 colher (café) de sal.
- Bata bem, para obter uma mistura homogênea. Se achar que ficará difícil bater, para não forçar muito o aparelho, pode incluir um pouquinho de água.
- Transfira essa massinha para uma tigela e, para deixar o petisco bem crocante, acrescente 2 colheres (sopa) de amido de milho, misturando com as mãos.
- Antes de começar a modelar, lave as mãos e unte-as com um pouco de óleo, retire uma porção da massa e modele palitinhos, ou deixe do formato que desejar. Vá acomodando numa travessa, repetindo o processo, até terminar a massinha.
- Frite os bolinhos em óleo quente, até dourarem.
- Retire com uma escumadeira e escorra em papel-toalha.
- Se desejar, asse na Air Fryer por 12 minutos a 180°C, dá certo também.
- Prontinho, sirva seu espetacular petisco de arroz, acompanhado de um delicioso molho de pimenta, que você faz misturando numa tigelinha: 1 colher (sopa) de maionese, 1 colher (sopa) de mostarda e 1 colher (sopa) de molho de pimenta. Bom apetite!
Rendimento: cerca de 30 palitinhos de petisco de arroz.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais