O pãozinho delícia é uma receita tradicional da cozinha baiana, que consiste em um pão macio, e leve, polvilhado com parmesão e recheado com um creme de queijo. É uma delícia que pode ser servida no café, no lanche ou em festas, mas você pode variar os recheios, ou fazer a versão doce! Confira a receita do Canal Letícia Sweet Cake, faça o magnífico pãozinho delícia e surpreenda-se!
Como fazer pãozinho delícia
Para a receita do pãozinho delícia, seguiremos algumas etapas, mas compensarão no final, devido ao excelente resultado. Para a massa, na 1ª etapa, precisaremos de: óleo de soja, ovo, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, fermento biológico seco, água, sal, creme de leite e leite condensado. Já para a 2ª etapa, juntaremos aos ingredientes da 1ª etapa: 500g de farinha de trigo, 230ml de água e 5 colheres (sopa) de óleo de soja. Para o recheio, poderemos escolher uma opção salgada ou doce, pois a massa é neutra, e nesta receita você terá uma sugestão salgada. Para todas as preparações, seguiremos o passo a passo. Sirva e delicie-se com seu incrível pãozinho delícia!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de pãozinho delícia
Para a massa
1ª etapa
- 3 colheres (sopa) de óleo de soja
- 1 ovo grande ou 1 ovo pequeno e uma gema
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 10g de fermento biológico seco (1 sachê)
- 3 colheres (sopa) de água
- 1 colher (chá) rasa de sal
- 5 colheres (sopa) de creme de leite
- 10 colheres (sopa) de leite condensado
2ª etapa
- 5 colheres (sopa) de óleo de soja
- 500g de farinha de trigo
- 230ml de água
Atenção: com relação à farinha, separe 600g. Na primeira etapa utilize 40g (2 colheres de sopa), na segunda (principal) utilize 500g e o restante deixe separado caso seja necessário, quase sempre não há necessidade.
Para o recheio
- 400ml de leite integral
- 50g de queijo parmesão ralado (1 pacotinho)
- 40g de farinha de trigo ou 2 colheres (sopa)
- 300g de presunto fatiado e picado em cubinhos
- manteiga derretida (para pincelar)
- 200g de creme de leite ou 1 caixinha
- 150g de parmesão ralado (para decorar)
- 200g de requeijão cremoso de bisnaga
- orégano (a gosto)
Obs.: Será necessária uma receita e meia de recheio para rechear todos os pães.
Modo de preparo
Da massa
1ª etapa
- Na tigela da batedeira planetária, ponha: 1 ovo grande ou 1 ovo pequeno e uma gema, o óleo, a água, o sal, o creme de leite, o leite condensado, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e o fermento biológico seco.
- Bata por 3 minutos para homogenizar com o batedor de gancho da batedeira, próprio para massas pesadas.
2ª etapa
- Junte na batedeira, 500g de farinha de trigo (deixe a reserva separada, caso seja necessário usar), 230ml de água e vá batendo novamente, aumentando gradativamente a velocidade, devido ao peso. Acrescente também, na lateral da tigela, as 5 colheres (sopa) de óleo de soja, despejando em fio.
- Agora a massa está pronta, a sua textura é bem mole e pegajosa. Provavelmente não haverá necessidade de adicionar a farinha reserva, exceto se estiver mole demais.
- Cubra a tigela com plástico-filme e deixe fermentando por cerca de 1 hora, em lugar abafado, como dentro do forno ou micro-ondas desligado, ou até dobrar de volume.
- Para a próxima etapa, separe um pouquinho de óleo, uma espátula e, se tiver balança culinária, forre-a com plástico-filme.
- Passe um pouco de óleo nas pontas dos dedos (com ou sem luva) e um pouco na bancada.
- Se não for pesar, retire uma porção da massa e vá dobrando nas mãos, colocando a dobra para baixo. Depois pressione essa massa entre os dedos, então sairá o excesso, formando uma bolinha bem lisinha. Vá dispondo na assadeira.
- Se for pesar, porcione, deixando cada pedaço com 20g. Para bolear, neste caso, que já está com o peso correto, coloque a massinha na mesa, fazendo um movimento circular, empurrando a massa com o dedão e trazendo para você com a palma da mão. Desta forma você terá uma bolinha bem lisa, que pode ir direto para a assadeira.
- Você vai precisar de 2 assadeiras retangulares (25cm x 35cm), já untadas com óleo. As bolinhas precisam ter um espaço de um dedo entre elas na forma.
- Cubra as assadeiras com um guardanapo limpo e deixe crescer por cerca de 1 hora e meia, 2 horas, ou até dobrar de volume.
- Você pode deixar as assadeiras com as bolinhas crescendo dentro do próprio forno desligado. Quando já tiverem crescido, tire o guardanapo de cima e ligue o forno a 180°C, deixando assar por cerca de 20-25 minutos, ou até dourarem levemente por baixo, ficando ainda clarinhos por cima, mas monitore, pois esse tempo varia conforme a potência do forno.
- Após esse tempo, retire, e, se for saborear sem recheio, seu pãozinho está pronto, é só pincelar a manteiga derretida e polvilhar o parmesão ralado.
- Já para rechear, cubra os pãezinhos com um pano seco, para não formar casquinha, finalizando após rechear.
Do recheio
- Ainda fora do fogo, numa panela, coloque: a água, o leite integral e a farinha, misturando bem para dissolvê-la.
- Adicione o creme de leite, o parmesão ralado, o requeijão cremoso (de bisnaga) e o presunto, cozinhando o creme em fogo baixo, mexendo, até engrossar.
- Junte o orégano, misture e continue cozinhando mais um pouco. Desligue o fogo, após esfriar, este creme ficará mais consistente.
- Para usar o creme para rechear os pães, deixe amornar na própria panela, ou passe para outro recipiente.
Da montagem
- Para rechear os pãezinhos, corte-os apenas até o meio, sem desemendar.
- Com uma colher, adicione o recheio.
- Para a finalização, pincele a manteiga derretida e depois, por cima, polvilhe queijo parmesão ralado.
Rendimento desta receita: de 52 a 54 pãezinhos.
Dica adicional: para o recheio destes pãezinhos, você pode utilizar também: um recheio de carne, frango desfiado com requeijão, ou o creme de queijo desta receita sem adicionar o presunto. Todos ficam deliciosos! E esta massa também dá certo com recheios doces, como: um creme cozido, creme de confeiteiro, brigadeiro, ficam deliciosos!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais