Um pão caseiro saindo quentinho do forno e perfumando a sua cozinha é sempre bem-vindo, não é mesmo? Com esta receita incrível do Canal Dika da Naka, você aprenderá a fazer um pão colonial com sabor neutro, macio, fofinho e saboroso, ideal para acompanhar um café fresquinho ou um chá quentinho! Venha conferir tudo e não deixe de fazer!
Como fazer pão colonial
Para o pão colonial, com um preparo descomplicado, coloque numa vasilha, preferencialmente que tenha tampa, o fermento biológico seco e a água morna (que não pode estar muito quente), mexendo com uma colher para misturar. Acrescente o açúcar refinado, o fubá mimoso, o ovo inteiro batido e o óleo, mexendo bem. Junte, aos poucos, a farinha de trigo sem fermento, mexendo a cada acréscimo, incluindo depois o sal. Agregue aos poucos a farinha, até a massa ficar pesada. Feito isso, transfira a massa para uma superfície plana, levemente polvilhada com farinha e vá sovando a massa até ela ficar lisa, elástica e sem grudar mais nas mãos. Conclua a receita seguindo as orientações. Sirva e delicie-se!
Ingredientes da receita de pão colonial
- 1 colher (chá) de sal
- 300ml de água morna (não pode ser muito quente)
- 5 colheres (sopa) de óleo
- 500 g de farinha de trigo sem fermento
- 1 ovo inteiro
- 6 colheres (sopa) de açúcar refinado
- 1 sachê de fermento biológico seco (10 g)
- 6 colheres (sopa) de fubá mimoso
Modo de preparo
- Adicione numa tigela espaçosa, 1 sachê de fermento biológico seco e 300ml de água morna (não pode ser muito quente), misturando esses dois ingredientes
- Junte 6 colheres (sopa) de açúcar refinado, 6 colheres (sopa) de fubá mimoso, 1 ovo inteiro levemente batido e 5 colheres (sopa) de óleo, misturando bem.
- Acrescente, gradualmente, 500 g de farinha de trigo sem fermento, misturando com uma colher a cada adição e depois 1 colher (chá) de sal.
- Vá acrescentando a farinha devagar, até a massa pesar.
- Quando isso acontecer, passe a massa para uma bancada limpa e seca, ligeiramente enfarinhada e sove a massa até ficar lisinha, elástica e que não “cole” mais nas mãos.
- Faça uma bola com a massa e disponha na tigela ligeiramente enfarinhada, cubra com um guardanapo limpo ou com a tampa, se a sua tigela tiver e mantenha em repouso num lugar abafado, como, por exemplo, no forno ou micro-ondas desligado, por cerca de meia hora, ou até ela dobrar de volume. Mas antes, retire uma bolinha de massa e coloque num copo com água em temperatura ambiente (observe, quando a bolinha subir, a massa já cresceu o suficiente).
- Com a massa crescida, volte-a para a bancada levemente enfarinhada, jogue um pouco mais de farinha por cima, abra-a com um rolo e enrole como um rocambole.
- Transfira a massa para uma forma de pão (30 cm x 12 cm x 7 cm de altura), untada com manteiga e polvilhada com uma misturinha de farinha de trigo e fubá.
- Cubra a forma com o guardanapo e aguarde repousar por mais 15 minutinhos.
- Peneire fubá a gosto sobre o pão e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 °C por, aproximadamente, 30 minutos.
- Retire, sirva e saboreie seu maravilhoso pão colonial!
Validade:5 dias, armazenado em local fresco e arejado.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais