O Panetone Trufado na Taça é a sobremesa perfeita para a Ceia de Natal, pois ele é delicioso, muito fácil de preparar e toda a sua família vai adorar. Além disso, ele vai enfeitar a sua mesa e deixa-la ainda mais vistosa para todos os seus convidados. Essa receita é uma criação da Gislaine Ricci (Vivendo de Açúcar), participante da 4ª Edição do Programa Bake Off Brasil. Ela faz para vender nas festas de final de ano e não dá conta das encomendas. Se você, como ela, quer lucrar bastante nas festas, o panetone trufado na taça também é uma excelente opção. Vamos conferir a receita?
Para fazer o panetone trufado na taça, vamos precisar de panetone ou chocotone (dependendo do gosto da sua família), ganache de chocolate feito com chocolate meio amargo ou blend e creme de leite, leite condensado cremoso (leite condensado batido no liquidificador), chantininho feito com chantilly e leite em pó e os adicionais, que podem ser nozes, castanhas ou amendoim moídos, frutas cristalizadas, uvas passas, entre outros.
O modo de preparo do panetone trufado na taça é muito simples: basta fazer uma camada de leite condensado cremoso, seguida de uma camada de panetone ou chocolate fatiado horizontalmente (em rodelas) umedecida com uma calda feita com água e leite condensado a gosto. Em seguida, você vai colocar a ganache de chocolate e os adicionais que você escolher e vai cobrir com mais uma camada de panetone ou chocolate umedecidos na calda. O próximo passo é repetir todas essas camadas e finalizar com o chantininho.
A Gi utilizou chocotone e castanhas de caju moídas (xerém). Na decoração, ela colocou um papel arroz com motivo natalino, tingiu o chantilly de vermelho com corante em gel e fez rosas com o bico 1M da Wilton. Por cima, ela colocou metades de nozes e cerejas frescas. Ficou um arraso!
Faça hoje mesmo o panetone trufado na taça para a sobremesa de natal da sua família. Com certeza, você receberá muitos elogios!
Veja Também: 40 Sobremesas Para o Natal
INGREDIENTES
- 500g de panetone ou chocotone
- 400g de chocolate meio amargo ou blend nobre
- 200g de creme de leite sem soro
- 2 latas de leite condensado
- 600ml de calda (água com leite condensado a gosto)
- adicionais: nozes moídas, castanhas de caju moídas (xerém), amendoim torrado e moído, frutas cristalizadas ou uvas passas, entre outros.
- 500ml de chantilly bem gelado
- 6 colheres de sopa bem cheias de leite em pó
Modo de Preparo
- Bata o leite condensado (uma lata por vez) no liquidificador, parando para misturar, até ele engrossar. Reserve.
- Derreta o chocolate no microondas, parando a cada 30 segundos para misturar e evitar que ele queime.
- Retire do microondas, misture o creme de leite e reserve.
- Corte o panetone ou o chocolate em rodelas (sentido horizontal) e reserve.
- Bata o chantilly bem gelado com o leite em pó, até ficar bem firme.
- Se quiser, tinja com o corante em gel da sua preferência e reserve.
Montagem
- Em uma taça, faça uma camada de leite condensado cremoso e cubra com uma camada de panetone ou chocotone umedecida com a calda.
- Por cima, faça uma camada de ganache de chocolate e salpique o adicional escolhido (nozes, castanhas, amendoim, frutas cristalizadas, uvas passas, entre outros).
- Coloque mais uma camada de panetone ou chocotone e umedeça com a calda.
- Acrescente o restante do leite condensado cremoso, faça mais uma camada de panetone ou chocotone e umedeça com a calda.
- Cubra com outra camada de ganache de chocolate e salpique o adicional escolhido.
- Por cima, coloque mais uma camada de panetone ou chocotone e molhe com a calda.
- Cubra com o chantilly batido e decore a gosto.
- Leve à geladeira até a hora servir.
Validade: até 5 dias (na geladeira)
Confira o vídeo com a receita passo-a-passo:
AVALIE ESSA RECEITA!
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais