Se você é fã de nhoque, um prato tradicional da culinária italiana, aprenda a preparar, com esta receita fácil e sensacional, o melhor e mais gostoso nhoque de batata que você já provou, um prato simples, mas muito saboroso e nutritivo! Você também aprenderá a fazer um molho delicioso para acompanhá-lo! Confira a receita do Canal Ana Zambrin, faça o divino nhoque de batata e arrase!
Como fazer nhoque de batata
Para a receita do nhoque de batata, prepararemos a massa do nhoque seguindo corretamente todas as dicas e o passo a passo da receita, desde a escolha das batatas, usando preferencialmente aquelas de casca rosa, chamadas de Astérix, pois contém menos água, como a forma em que serão assadas, ao invés de cozidas em água, para garantir que fiquem mais sequinhas, reduzindo a quantidade de farinha. Aprenderemos como modelar e cozinhar os nhoques, que ficam super saborosos e de quebra, como fazer um incrível molho pomodoro, para acompanhá-lo. Por fim, sirva e desfrute de seu maravilhoso nhoque de batata!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de nhoque de batata
Para o nhoque
- farinha de trigo o quanto baste (cerca de 1 xícara de chá, ou 200g)
- 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- 2 gemas de ovos
- 600g de batata Astérix (casca rosa) ou comum, se preferir
- 1 colher (chá) de sal
- água o quanto baste com 1 colher (sopa) de sal (para o cozimento do nhoque)
Para o molho pomodoro
- 4 dentes de alho bem picadinhos
- 1 lata de tomates pelados (400g)
- muito queijo parmesão ralado na hora
- uma pitada de pimenta-calabresa
- um fio generoso de azeite de oliva
Modo de preparo
Do nhoque
- Para um resultado perfeito, as batatas Astérix, que são mais sequinhas, serão assadas e não cozidas em água, ficando mais sequinhas e necessitando de menos farinha na preparação.
- Inicie higienizando as batatas e furando-as com a pontinha de uma faca.
- Embrulhe cada batata em papel-alumínio (parte brilhante voltada para o alimento) e leve para assar no forno a 220°C, direto na grade, até ficarem macias, por cerca de 1 hora, até 1 hora e 30 minutos, dependendo do tamanho delas. Para saber se estão assadas, espete com uma faca, que deve entrar e sair sem dificuldade.
- Com cuidado, tire as batatas quentes do papel-alumínio
- Coloque uma peneira de alumínio em cima de uma tigela, corte uma batata ao meio, segurando com um paninho para não queimar a mão, e disponha sobre a peneira, com a parte cortada virada para baixo.
- Vá apertando com uma colher, o “purê” da batata vai se soltar e a casca também. Retire a casca e continue apertando com a colher, para o “purê”, cair na tigela. Faça isso com todas as batatas, descartando as cascas e aproveitando todo o “purê”.
- Junte o sal na tigela das batatas e o queijo parmesão ralado, misturando bem.
- Agregue as gemas, misture bem novamente e inclua a metade da farinha de trigo (100g), misturando com a colher.
- Depois, passe para uma bancada e vá amassando com as mãos, para incorporar a farinha na massa. Essa massa não é sovada.
- Lave as mãos e teste a massa, se você conseguir moldar uma bolinha nas mãos e ela não grudar, está no ponto correto, não precisa adicionar mais farinha.
- Você só irá adicionar mais farinha e amassar, se a massa ainda estiver grudando.
- Polvilhe a bancada com um pouco de farinha de trigo, adicione a massa e divida a massa em 4 partes.
- Faça um rolinho com uma das partes, deixando na espessura de um dedo bem gordinho. Repita este processo com cada uma das outras partes da massa.
- Polvilhe um prato que irá receber os nhoques com farinha de trigo e vá cortando os rolinhos na largura de um dedo, dispondo-os no prato, mas sem colocar um em cima do outro. Faça isso com todos os rolinhos, formando os nhoques.
- Para cozinhar os nhoques, leve uma panela grande com água ao fogo, para ferver.
- Enquanto isso, prepare o molho.
- Adicione 1 colher (sopa) de sal na água fervente e ela estando borbulhando, já pode cozinhar os nhoques.
- Pegue alguns nhoques com as mãos, coloque numa escumadeira e adicione delicadamente na panela com água fervente.
- O nhoque estando cozido, ele vai boiar. Retire e jogue direto na panela do molho, que não pode estar borbulhando, apenas cozinhando em fogo mínimo.
- Repita este processo com todos os nhoques. Não tem problema se for um pouquinho de água junto.
- Prove e acerte o sal, se for preciso, depois mexa suavemente com uma colher.
- Finalize com queijo parmesão ralado na hora, enfeite com algumas folhinhas de manjericão, sirva e delicie-se com seu espetacular nhoque de batata! Bom apetite!
Do molho pomodoro
- Aqueça uma panela espaçosa no fogo com um fio generoso de azeite, junte o alho e doure com uma pitada de pimenta-calabresa, mexendo e refogando rapidamente.
- Entre com os tomates pelados, mexa, tempere com sal, pressione-os contra a panela com a colher de pau se estiverem em pedaços grandes, abaixe o fogo e deixe cozinhar e apurar.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais