Pense em um mungunzá nordestino de tirar o chapéu, fácil de fazer, cheio de carnes deliciosas e é de deixar qualquer um apaixonado. Pensou? Então, não perca tempo e siga agora mesmo o passo a passo desse mungunzá nordestino ensinado pelo canal Divinas Receitas que é divino, o sucesso é garantido e aposto que irá chover elogios!
Como fazer mungunzá nordestino
Preparar o mungunzá nordestino é simples. O modo de preparo do mungunzá nordestino é fácil, é feito em várias etapas, primeiro passo é cozinhar a canjica amarela, depois cozinhar e fritar todas as carnes. Em seguida, em uma panela, juntar as carnes, o feijão de corda e a canjica amarela cozidos e misturar bem. E então, finalizar acrescentando salsinha e coentro picados e misturar mais um pouco. E então, chamar todos para se surpreenderem com tamanha gostosura que é esse mungunzá nordestino que é de comer rezando!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de mungunzá nordestino
- ½ kg de canjica amarela
- 2 e ½ xícaras (chá) de feijão de corda
- 1 folha de louro
- 1 colher (sobremesa) de manteiga
- ½ kg de costelinha
- Sal, alho amassado, pimenta dedo de moça sem semente, chimichurri, páprica, tempero baiano, pimenta de cheiro, suco de limão, salsinha, coentro e lemon pepper (a gosto)
- ½ xícara (chá) de óleo
- ½ kg de barriga de porco (torresmo)
- Água o quanto baste
- 1 gomo de linguiça paio
- 1 xícara (chá) de bacon picado
- 1 xícara (chá) de linguiça calabresa
- 3 dentes de alho
- ½ cebola grande picada
- 1 tomate picadinho
Modo de preparo
- Em uma panela de pressão, em fogo alto, coloque a canjica amarela (que ficou de molho de um dia pra o outro), cubra com água mais 2 dedos acima, a folha de louro, tampe a panela, deixe cozinhar e assim que pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar mais um pouco.
- Em outra panela de pressão, em fogo médio, coloque a manteiga e a costelinha temperada com sal, alho amassado, suco de limão e lemon pepper, misture um pouco e deixe fritar bem.
- Em uma panela, em fogo médio, coloque um pouco de óleo, a barriga de porco cortada em pedaços e deixe fritar bem, retire da panela e reserve.
- Acrescente o feijão de corda que ficou de molho por 2 horas, na panela com a costelinha frita, adicione a água até cobrir o feijão, tampe a panela e assim que pegar pressão deixe cozinhar por 10 minutos.
- Em outra panela, em fogo médio, coloque o bacon picado e deixe fritar bem.
- Acrescente a linguiça calabresa, a linguiça paio, o alho amassado e a pimenta de cheiro picada, misture bem e deixe dourar.
- Adicione a cebola picadinha e misture mais.
- Junte o lemon pepper, a páprica, o chimichurri e o tempero baiano e misture mais uma pouco.
- Coloque o tomate picadinho e deixe-o murchar.
- Acrescente a barriga de porco frita, a canjica cozida sem a folha de louro, o feijão cozido com a costelinha, mais um pouco de água e o sal e misture bem e deixe cozinhar por 10 minutos.
- Finalize acrescentando a salsinha e coentro picadinhos e misture novamente.
- Desligue o fogo e saboreie esse mungunzá nordestino super suculento e delicioso!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais