Com esta receita formidável do Canal Nandu Andrade, você vai aprender a fazer um delicioso mungunzá de milho amarelo, que vai encantar a todos! Ele fica cremoso e super gostoso, com uma combinação perfeita de ingredientes, podendo ser servido quentinho ou gelado! Venha conferir tudo, faça e receba muitos elogios!
Como fazer mungunzá de milho amarelo
Para o mungunzá de milho amarelo, coloque o milho de canjica amarelo em uma vasilha, despeje 2 litros de água e coloque na geladeira, deixando até o dia seguinte. No próximo dia, escorra a água, passe a canjica para uma panela de pressão, junte a água e coloque em fogo médio, contando 20 minutos de cozimento, apenas a panela começar a chiar. Apague o fogo, retire a pressão cuidadosamente, escorra a água, mas reserve 500ml desse caldo do cozimento, passe a canjica para uma panela espaçosa, junte esse caldo do cozimento reservado, o leite condensado, o leite de coco, o leite integral, o sal, os paus de canela e os cravos-da-Índia. Finalize a receita seguindo as orientações. Sirva e deguste essa gostosura!
Ingredientes da receita de mungunzá de milho amarelo
- 1 caixinha de leite condensado (395 g) ou 1 xícara (chá) de açúcar (200 g)
- 2 pitadas de sal
- 10 cravos-da-Índia (opcional e a gosto)
- 2 paus de canela (opcional e a gosto)
- 1 pacote de milho de canjica amarelo (500 g)
- 2 litros de água (para deixar a canjica de molho) + 2 a 3 litros de água (para o cozimento da canjica)
- 1 vidrinho de leite de coco (200ml)
- 1 litro de leite integral
Obs.: a medida da xícara é de 240ml.
Modo de preparo
- Adicione 1 pacote de milho de canjica amarelo (500 g) numa tigela, cubra com 2 litros de água e leve à geladeira, mantendo de um dia para o outro.
- No dia seguinte, escorra a água, transfira a canjica para uma panela de pressão, acrescente de 2 a 3 litros de água e leve ao fogo médio, marcando 20 minutos de cozimento, após pegar pressão.
- Desligue o fogo, tire a pressão com cuidado, escorra a água, reservando 500ml desse caldo do cozimento, passe a canjica para uma panela espaçosa, junte esse caldo do cozimento reservado, 1 caixinha de leite condensado, 1 vidrinho de leite de coco, 1 litro de leite integral, 2 pitadas de sal, 2 paus de canela (opcional e a gosto) e 10 cravos-da-Índia (opcional e a gosto).
- Misture e leve ao fogo médio, mexendo e deixando reduzir um pouco e encorpar.
- Desligue o fogo, transfira para uma travessa e sirva seu fantástico mungunzá de milho amarelo quentinho ou gelado, se preferir!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais