Descubra com essa receita diferenciada de massa de coxinha, que o canal bateu, tá pronto está nos ensinando, como preparar um dos salgados mais amados do Brasil. Fica com uma textura macia e um sabor inigualáveis. Faça essa versão, você vai amar, é imperdível!
Como fazer massa de coxinha
Para fazer massa de coxinha vamos precisar para a massa de, farinha de trigo, mandioquinha, batata e cenoura cozidas, água, creme de leite, salsinha, manteiga ou margarina, sal ou tablete de caldo de galinha. Para o recheio iremos precisar de peito de frango cozido, desfiado e temperado e mussarela ralada ou requeijão. Vamos preparar a massa seguindo as instruções. Em seguida iremos fazer a modelagem das coxinhas, conforme o passo a passo, passar no leite, empanar na farinha de rosca, fritar em óleo quente, fogo médio, deixar dourar de ambos os lados, retirar do fogo, remover o excesso de óleo em papel toalha, dispor numa travessa e saborear!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de massa de coxinha
Para a massa
- 3 xícaras(chá) de farinha de trigo
- 1 xícara(chá) de mandioquinha cozida
- 1 xícara(chá) de batata cozida
- 1 xícara(chá) de cenoura cozida
- 50 ml de água
- ½ caixinha de creme de leite
- 2 colheres(sopa) de salsinha
- 2 colheres(sopa) rasas de manteiga ou margarina
- Sal a gosto ou 1 tablete de caldo de galinha
Para o recheio
- 400 gramas de peito de frango cozido, desfiado e temperado
- 200 gramas de mussarela ralada ou requeijão
Para o empanamento
- Farinha de rosca o quanto baste
- Leite o quanto baste
- Óleo para fritar o quanto baste
Modo de preparo
Da massa
- No liquidificador coloque a cenoura, a batata e a mandioquinha cozidas, o creme de leite, a água, a manteiga ou margarina e o sal.
- Bata bem por 2-3 minutos para triturar os legumes e obter um creme homogêneo.
- Transfira essa mistura para uma panela, leve em fogo médio, mexendo sempre, até levantar fervura.
- Adicione a farinha de trigo e mexa vigorosamente até obter uma massa que desgrude totalmente do fundo da panela.
- Retire do fogo, disponha na bancada e trabalhe a massa com uma espátula até esfriar.
- Acrescente a salsinha picada, e misture bem, amassando levemente, para incorporar.
Do recheio
- Pegue uma porção de massa, abra na palma da mão, disponha a mussarela ralada, o recheio e feche bem modelando no formato tradicional de uma coxinha.
- Repita o processo com o restante da massa.
Do empanamento
- Passe as coxinhas no leite, em seguida empane na farinha de rosca e frite em óleo quente, fogo médio., deixando dourar de ambos os lados.
- Retire do fogo, remova o excesso de óleo em papel toalha e disponha numa travessa.
- E agora se delicie com essa incrível de massa de coxinha!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chef formado pelo Senac São Paulo, com trajetória na gastronomia desde 2006. Editor-chefe do Receita Toda Hora, vencedor do Brasil Publisher Awards 2024 (Melhor Site de Receitas). Teve receitas publicadas em Terra (parceiro oficial), Metrópoles, R7 e NE10/UOL, e apresentou receitas no Jornal da EPTV (Globo Interior) e no Jornal SBT Noticidade. Criador de conteúdo digital com mais de 1,4 milhão de seguidores no Instagram @receitatodahora.com.br. Saiba mais sobre o Receita Toda Hora.