Se você sempre quis aprender a fazer uma maionese caseira que dê certo e fique perfeita, vai adorar essa maravilhosa maionese caseira, do Canal Isamara Amâncio! Ela não fica devendo nada para aquela das hamburguerias, é suave, saborosa, tem um preparo fácil e, de quebra, você aprenderá a fazer a maionese verde também! Faça hoje mesmo!
Como fazer maionese caseira
Para a maionese caseira, você vai iniciar fazendo a maionese tradicional. Para isso, coloque no liquidificador: o leite gelado, o sal, a pimenta-do-reino, a mostarda, o vinagre de vinho branco e o suco de limão. Vá batendo, juntando aos pouquinhos, o óleo, batendo constantemente. Passe a mistura para potes ou vidros com tampa e guarde na geladeira por até 4 dias.para a maionese verde, basta incluir nessa maionese pronta, uma pitada de alho ralado (opcional), salsinha e cebolinha, batendo novamente para uniformizar. Agora basta degustar essas gostosuras!
Ingredientes da receita de maionese caseira
Para a maionese tradicional
- 1 xícara (chá) de óleo de girassol ou de soja, tirando 1 colher de sopa; 180 g
- ½ colher (chá) de mostarda
- ½ colher (chá) de vinagre de vinho branco
- ½ xícara (chá) de leite gelado integral
- ½ colher (chá) de sal
- ½ colher (chá) de suco de limão
- 1 pitada de pimenta-do-reino
Observação: uma xícara (chá) de óleo pesa 190 g.
Obs.: a medida da xícara é de 220ml.
Para a maionese verde (acrescente na maionese tradicional já pronta)
- 2 colheres (sopa) de cebolinha picada
- 1 pitadinha de alho ralado (opcional)
- 3 colheres (sopa) de salsinha picada
Modo de preparo
Da maionese tradicional
- No copo do liquidificador adicione: ½ xícara (chá) de leite gelado integral, ½ colher (chá) de sal, 1 pitada de pimenta-do-reino, ½ colher (chá) de mostarda, ½ colher (chá) de vinagre de vinho branco e ½ colher (chá) de suco de limão.
- Tampe e deixe bater, acrescentando devagar, pela tampinha pequena, o óleo de girassol ou de soja, sem parar de bater (para facilitar, você pode passar o óleo para uma bisnaga, fica mais fácil para despejar)
- No começo a mistura estará líquida e, a medida que for colocando o óleo, ela irá engrossar.
- Transfira para potes ou vidros com tampa e armazene na geladeira por, no máximo, 4 dias.
- Uma dica: se a sua maionese ficar mais grossa do que você gostaria, acrescente um pouquinho mais de leite e torne a bater. Já se, ao contrário, ela ficar mais fina, basta bater colocando um pouquinho mais de óleo.
- Prontinho! Sua deliciosa maionese caseira já pode ser saboreada, aproveite!
Da maionese verde
- Para fazer a maionese verde, quando a sua maionese tradicional estiver pronta no liquidificador, desligue o aparelho e acrescente: uma pitadinha de alho ralado (opcional), 3 colheres (sopa) de salsinha picada e 2 colheres (sopa) de cebolinha picada.
- Tampe e bata bem para homogenizar.
- Da mesma forma que a maionese tradicional, passe para potes ou vidros com tampa e armazene na geladeira por, no máximo, 4 dias.
Durabilidade: de 3 a 4 dias na geladeira.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais