Essa receita de lentilha para ano novo, é muito mais do que uma refeição, é um símbolo de prosperidade e boas vibrações para o ano que se inicia. Nunca sai de moda e sempre está presente na ceia de final de ano. Faça essa versão do canal Nandu Andrade, é imperdível!
Como fazer lentilha para ano novo
Para fazer lentilha para ano novo vamos utilizar bacon, lentilha, alho, cebola, pimentão, cheiro verde, azeitonas, pimenta biquinho, sal, páprica defumada, colorau, pimenta do reino, cenoura, água fervente e óleo. Primeiramente iremos deixar a lentilha de molho na água fervente por 10 minutos. Em seguida vamos colocar numa panela o óleo, o bacon picado, levar em fogo médio e deixar fritar bem. Na sequência vamos adicionar os demais ingredientes, seguindo as instruções, cobrir com água fervente, ajustar o sal e deixar no fogo por 6-7 minutos ou até cozinhar bem os legumes e a lentilha. Iremos retirar do fogo e desfrutar dessa maravilha!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de lentilha para ano novo
- 200 gramas de bacon picado
- 500 gramas de lentilha
- 2 dentes de alho
- 1 cebola
- 1 pimentão picado
- Cheiro verde a gosto
- 2 colheres(sopa) de azeitonas
- 2 colheres(sopa) de pimenta biquinho
- 2 colheres(chá) de sal
- 2 colheres(chá) de páprica defumada
- 2 colheres(chá) de colorau
- ½ colher(chá) de pimenta do reino
- ½ cenoura cortada em meia lua
- Água fervente o quanto baste
- Óleo a gosto
Modo de preparo
- Coloque a lentilha numa tigela, cubra com a água fervente, e deixe nesse molho por 10 minutos.
- Numa panela, coloque o óleo, o bacon picado, leve em fogo médio e deixe fritar bem. Adicione a cebola e o alho picados e deixe dourar.
- Acrescente a lentilha escorrida, o pimentão picado, a pimenta biquinho, as azeitonas fatiadas e a cenoura cortadas em meia lua bem fininhas.
- Coloque as batatas cortadas em cubos, o colorau, a páprica defumada, o sal, a pimenta do reino, o cheiro verde e misture bem.
- Cubra com água fervente, mexa bem, ajuste o sal e deixe cozinhar por 6-7 minutos ou até a lentilha e os legumes estiverem cozidos.
- Retire do fogo, finalize com cheiro verde e sirva essa divina lentilha para ano novo!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais