Se você é fã de kibe, não deixe de fazer essa versão prática e saborosa de kibe de liquidificador, que vai deixar um gostinho de quero mais! Esse clássico da cozinha árabe você fará com facilidade, trazendo uma massa lisinha que não vai rachar na hora de fritar. Separe os ingredientes, faça e receba os elogios!
Como fazer kibe de liquidificador
Para a receita de kibe de liquidificador, você vai iniciar afinando o trigo para kibe. Para isso, vá batendo-o aos pouco no liquidificador ou no processador e transfira para uma vasilha. Faça isso até terminar o trigo, reservando-o. Depois, no liquidificador, adicione: a cebola, o alho, as folhas de hortelã, o sal, a pimenta-do-reino, a água e o cheiro-verde picado, batendo tudo super bem para uniformizar. Derrame a mistura que você bateu por cima do trigo para kibe na vasilha e mexa, reservando por 1 hora tampado, para hidratar. Nesse meio tempo faça o recheio e conclua a receita seguindo as orientações. Sirva e aproveite essa maravilha!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de kibe de liquidificador
Para o kibe
- 400 g de carne moída com pouca gordura moída duas vezes
- folhas de hortelã (a gosto)
- 1 colher (chá) de sal
- pimenta-do-reino (a gosto)
- 3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
- 500 g de trigo para kibe
- 2 e ½ xícaras (chá) de água (600ml)
- 3 dentes de alho
- 1 cebola picada grosseiramente
- óleo o quanto baste (para a fritura)
Para o recheio
- sal, pimenta e cheiro-verde picado (a gosto)
- 400 g de carne moída
- 2 dentes de alho picados
- ½ cebola pequena picada
- 2 colheres (sopa) de óleo ou azeite
Obs.: a medida da xícara é de 240ml.
Modo de preparo
Do kibe
- Para o trigo para kibe ficar mais fino e miudinho, use um liquidificador ou processador de alimentos para batê-lo em pequenas porções, passando para um recipiente, até terminar de fazer isso com todo ele. Reserve.
- No copo do liquidificador coloque: 1 cebola picada grosseiramente, 3 dentes de alho, folhas de hortelã a gosto, 1 colher (chá) de sal, pimenta-do-reino a gosto, 2 e ½ xícaras (chá) de água e 3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado.
- Tampe e deixe bater muito bem.
- Despeje toda a mistura batida sobre o trigo para kibe no recipiente e misture, tampando com a tampa ou com um guardanapo limpo, deixando por cerca de 1 hora, para hidratar.
- Enquanto o trigo para kibe hidrata, prepare o recheio.
- Com o trigo hidratado e sem vestígios de líquido, junte 400 g de carne moída com pouca gordura moída duas vezes e vá sovando tudo com as mãos, por uns 4 minutos, até formar uma massa bem homogênea. Quando estiver sovando, prove e acerte o sal, se for preciso.
- Para modelar os kibes, faça bolinhas com a massa. Se tiver uma balança culinária, pese e deixe cada uma com 100 g, mas se não tiver, procure deixar todas do mesmo tamanho, colocando numa forma.
- Para rechear, pegue uma bolinha na mão, aperte para não ficar com ar e modele uma conchinha na mão, cuidando para afinar demais as paredes, adicione o recheio de carne moída já frio (cerca de 20 g) e feche dando o formato característico do kibe. Se desejar, inclua azeitonas sem caroço antes de fechar.
- Em seguida, umedeça suas mãos na água e alise o kibe para não ficar ressecado e não rachar na hora de fritar. Você também pode fazer mini kibes, sem utilizar recheio, ideais para festinhas.
- Repita o processo para modelar e rechear todos os kibes.
- Aqueça uma panela no fogo com uma boa quantidade de óleo e vá adicionando os kibes aos poucos, no máximo 3 por vez, para o óleo não esfriar e encharcar seus kibes. Também não fique mexendo muito.
- Deixe dourar de um lado e depois do outro.
- Retire e escorra em papel-toalha. Faça isso com todos os kibes.
- Transfira para uma travessa, sirva com um limãozinho e delicie-se com seu fantástico kibe de liquidificador! Bom apetite!
Do recheio
- Em uma panela adicione 2 colheres (sopa) de óleo ou azeite, aqueça e junte ½ cebola pequena picada e 2 dentes de alho picados, deixando fritar.
- Entre com 400 g de carne moída e deixe refogar até ela ficar marronzinha e soltinha.
- Acrescente sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado, todos a gosto, misture, prove e corrija se for necessário.
- Desligue o fogo, passe para uma tigela e deixe esfriar.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais