Perfeito para uma refeição especial com a família reunida, este divino gratinado de batatas com carne seca, do Canal Helena Receitas, também conhecido como escondidinho, é de dar água na boca e vai conquistar a todos! Combinando um delicioso purê de batata inglesa e mandioquinha com um refogado de carne seca e muçarela com parmesão na cobertura, ele será um sucesso! Faça e comprove!
Como fazer gratinado de batatas com carne seca
Para o gratinado de batatas com carne seca, coloque a carne seca dessalgada em uma panela de pressão, acrescente água quente, feche com a tampa e cozinhe, contando 35 minutos de cozimento, após a panela começar a chiar, diminuindo o fogo. Apague o fogo, aguarde a pressão sair sozinha, tire a carne, desfie manualmente e reserve. Cozinhe a batata inglesa e a mandioquinha na panela de pressão contendo a água do cozimento da carne seca, por 5 minutos, após pegar pressão. Tire, esmague com o leite, o requeijão e a noz-moscada, reserve e conclua a receita seguindo as orientações. Sirva e saboreie essa maravilha de prato!
Ingredientes da receita de gratinado de batatas com carne seca
- 3 dentes de alho triturados
- 150 ml de leite integral
- uma pitada de noz-moscada
- 200 g de muçarela fatiada (para finalizar)
- parmesão ralado a gosto (para finalizar)
- um fio de azeite
- 2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
- 400 g de batata inglesa e mandioquinha (um pouco de cada, ou somente um tipo, se preferir)
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 tomate maduro picadinho
- 2 cebolas pequenas trituradas grosseiramente
- 500 g de carne seca ou charque dessalgada, picada
- água quente o quanto baste (para o cozimento da carne e depois das batatas)
- 400 g de batata inglesa e mandioquinha baroa
- 1 pimenta-de-cheiro picada sem sementes ou um pedaço de pimentão picado
- 1 colher (chá) de orégano
- 1 colher (chá) de tempero pega-marido
- 1 colher (chá) de páprica defumada
- cheiro-verde picado (a gosto)
Modo de preparo
- Adicione 500 g de carne seca ou charque dessalgada, picada numa panela de pressão, junte água quente o quanto baste, somente para cobrir a carne, tampe e deixe cozinhar, marcando 35 minutos de cozimento, após pegar pressão, abaixando o fogo.
- Desligue o fogo, deixe a pressão sair naturalmente, retire a carne com uma escumadeira, desfie com o auxílio de 2 garfos e com as mãos e reserve.
- Corte a batata inglesa e mandioquinha em pedaços (ou somente uma delas, se preferir), coloque na panela com a água do cozimento da carne seca, tampe a panela e cozinhe por uns 5 minutos, após a panela chiar. Retire, amasse com elas ainda quentes com 150 ml de leite integral, 2 colheres (sopa) de requeijão cremoso e uma pitada de noz-moscada e reserve.
- Aqueça uma panela no fogo com um fio de azeite, junte 3 dentes de alho triturados, 2 cebolas pequenas trituradas grosseiramente, 1 pimenta-de-cheiro picada sem sementes ou um pedaço de pimentão picado e 1 colher (sopa) de manteiga, misturando e refogando tudo.
- Tempere com 1 colher (chá) de orégano, 1 colher (chá) de páprica defumada e 1 colher (chá) de tempero pega-marido, misturando tudo e refogando.
- Inclua 1 tomate maduro picadinho e a carne seca desfiada reservada, misturando e refogando.
- Quando a carne estiver refogadinha, junte, aos poucos, algumas conchas da água do cozimento, misturando e refogando por mais uns 2 minutos.
- Finalize com cheiro-verde picado a gosto e reserve.
- Numa travessa refratária coloque a metade do purê, espalhe para nivelar, adicione toda a carne secas desfiada, cubra com o restante do purê, seguido de200 g de muçarela fatiada, parmesão ralado a gosto e orégano também a gosto e leve ao forno pré-aquecido a 200 °C, por uns 20 minutos, ou até dourar.
- Retire, sirva e aproveite seu fantástico gratinado de batatas com carne seca!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais