O feijão tropeiro soltinho é uma verdadeira joia da culinária mineira com muita história e sabor. Além disso é uma refeição prática e muito nutritiva, perfeita para churrascos, ou até para o dia a dia. Faça essa versão do canal receitas do Clau e faça, o resultado é magnifico!
Como fazer feijão tropeiro soltinho
Para fazer feijão tropeiro soltinho vamos utilizar bacon, banha de porco, cebola, feijão cozido al dente, linguiça calabresa fininha, alho, couve mineira, ovos, farinha de milho amarela, alho e salsa desidratados e sal. Iremos fritar o bacon, a linguiça, a cebola, o alho e os demais ingredientes seguindo a sequência de adição e preparo e reservar. Em seguida vamos colocar na mesma panela o feijão cozido al dente, adicionar os ingredientes fritos, misturar bem, colocar a farinha de milho, a salsa e o alho desidratados, misturar bem para homogeneizar, retirar do fogo e se deliciar!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de feijão tropeiro soltinho
- Bacon picado
- Banha de porco
- Cebola
- Feijão cozido al dente
- Linguiça calabresa fininha
- Alho
- Couve mineira
- Ovos
- Farinha de milho amarela
- Alho desidratado
- Salsa desidratada
- Sal a gosto
*quantidades dos ingredientes a gosto
Modo de preparo
- Numa panela coloque a banha, leve em fogo médio, adicione o bacon picado e deixe fritar bem. Retire o bacon frito e reserve.
- Na mesma panela coloque a linguiça calabresa em rodelas e deixe fritar. Retire a linguiça frita e reserve junto com o bacon.
- Ainda na panela, coloque a cebola e o alho picados, deixe dourar, retire e reserve com o bacon e a linguiça.
- Coloque a couve cortada bem fininha, e refogue rapidamente apenas para murchar um pouco. Reserve,
- Na panela, coloque os ovos, e frite mexendo sempre para obter ovos mexidos. Retire e reserve.
- Coloque o feijão cozido al dente na panela, o sal, adicione os ovos mexidos, a couve, e todos os ingredientes fritos reservados e misture para agregar.
- Adicione a farinha de milho amarela, a salsa e o alho desidratados, mexa para homogeneizar e retire do fogo.
- Sirva em seguida esse suculento feijão tropeiro soltinho!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chef formado pelo Senac São Paulo, com trajetória na gastronomia desde 2006. Editor-chefe do Receita Toda Hora, vencedor do Brasil Publisher Awards 2024 (Melhor Site de Receitas). Teve receitas publicadas em Terra (parceiro oficial), Metrópoles, R7 e NE10/UOL, e apresentou receitas no Jornal da EPTV (Globo Interior) e no Jornal SBT Noticidade. Criador de conteúdo digital com mais de 1,4 milhão de seguidores no Instagram @receitatodahora.com.br. Saiba mais sobre o Receita Toda Hora.