Que tal fazer em casa sem complicação, aquelas deliciosas fatias húngaras que você compra na padaria? Trata-se de um pão doce macio e fofinho, enrolado em formato de caracol, que leva um recheio de coco ralado e cobertura de leite com leite condensado, com coco para finalizar, uma delícia! Faça e prepare-se para os elogios!
Como fazer fatias húngaras
Para a receita de fatias húngaras, inicie pelo preparo da massa. Para isso, ponha no liquidificador: o leite morno, o açúcar, o sal, a manteiga ou margarina derretida, os ovos e o fermento biológico seco, deixando bater por meio minutinho. Passe a mistura para uma tigela espaçosa e junte, gradualmente, a farinha de trigo, mexendo com uma espátula a cada acréscimo. A massa estando pesada, transfira para uma superfície plana polvilhada com farinha e vá sovando a massa manualmente, por, no mínimo, 3 minutos, até formar uma massa lisinha e homogênea, que não cole nas mãos.conclua a receita seguindo o passo a passo. Sirva e desfrute dessa gostosura!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de fatias húngaras
Para a massa
- 5 colheres (sopa) de açúcar (100 g)
- 1 xícara (chá) de leite integral morno
- 2 ovos inteiros
- 600 g de farinha de trigo sem fermento (em média)
- 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga ou margarina derretida (45 g)
- 1 colher (café) de sal
- 1 sachê de fermento biológico seco (10 g) ou 30 g de fermento biológico fresco
Para o recheio
- 1 xícara (chá) de açúcar refinado (170 g)
- 150 g de coco ralado seco sem açúcar
- 3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina (120 g)
Para a calda
- 400ml de leite integral
- ½ caixinha de leite condensado
- coco ralado a gosto (para finalizar)
Obs.: a medida da xícara é de 220ml.
Modo de preparo
Da massa
- No copo do liquidificador, coloque: 1 xícara (chá) de leite integral morno, 5 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (café) de sal, 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga ou margarina derretida, 2 ovos inteiros e 1 sachê de fermento biológico seco.
- Tampe e bata por meio minuto.
- Transfira essa mistura para uma bacia e vá acrescentando, aos poucos, a farinha de trigo, misturando com uma espátula a cada adição.
- Quando a massa pesar, passe para uma bancada limpa e seca, enfarinhada e sove a massa com as mãos, por, pelo menos, 3 minutos, até obter uma massa lisa e macia, que não gruda nas mãos.
- Faça uma bola com a massa e volte-a para a bacia, cobrindo com plástico-filme ou um guardanapo limpo, até dobrar de volume.
- Enquanto isso, prepare o recheio.
- Com o recheio pronto e a massa crescida, volte-a para a bancada enfarinhada e abra-a com um rolo, no formato retangular, deixando-a com uma espessura fina.
- Na sequência, espalhe bem o recheio por cima da massa e vá enrolando, girando como se estivesse fazendo um rocambole, formando um rolo comprido. Quando terminar de enrolar, dê uns beliscõezinhos na emenda da massa para fechar bem.
- Acerte com as mãos e depois corte esse rolo a cada 4 dedos de largura, formando as fatias.
- Em uma forma previamente untada e enfarinhada, disponha os pedaços cortados, deixando a parte do recheio virada para cima, mantendo um espacinho entre eles.
- Cubra com um guardanapo e deixe descansar por cerca de 40 a 50 minutos.
- Após esse tempo, leve para assar em forno pré-aquecido a 200 °C, por, aproximadamente, 30 minutos.
- Retire do forno e com as fatias ainda quentes, despeje a calda de cobertura por cima delas.
- Polvilhe com coco ralado para finalizar.
- Deixe esfriar para absorver a calda, sirva e delicie-se com suas irresistíveis fatias húngaras!
Do recheio
- Numa tigela, adicione 150 g de coco ralado seco sem açúcar, 1 xícara (chá) de açúcar refinado e 3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina.
- Misture bem com uma colher até formar uma pastinha.
- Seu recheio está pronto.
Da calda
- Em um caneco, misture bem 400ml de leite integral com ½ caixinha de leite condensado.
- Sua calda está pronta.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais