Que tal aprender a preparar com o Canal Cozinha da Wilza, uma receita nordestina que une praticidade e sabor e vai te deixar com água na boca? Trata-se da farofa d’água, perfeita para servir como acompanhamento de diversos pratos, ela traz o toque especial da manteiga da terra e fica com uma textura soltinha! Não perca tempo, faça e arrase!
Como fazer farofa d’água
Para a receita de farofa d’água, adicione a água morna em uma tigela e acrescente a manteiga de garrafa, mexendo e deixando reservado. Numa vasilha coloque a farinha de mandioca crua e derrame por cima dela a mistura líquida que você reservou, mexendo com uma espátula e juntando pimenta-do-reino e sal, mexendo novamente. Inclua o tomate, o coentro ou a salsinha, a cebola roxa e a pimenta-de-cheiro ou pimenta-dedo-de-moça, misturando tudo para integrar. Passe para uma travessa, sirva e deguste essa maravilha!
Ingredientes da receita de farofa d’água
- coentro picado ou salsinha (a gosto)
- 1 cebola roxa pequena picadinha (110 g)
- 1 tomate picadinho (250 g)
- 300 g de farinha de mandioca crua
- 350 ml de água morna
- 6 colheres (sopa) de manteiga de garrafa
- sal e pimenta-do-reino (a gosto)
- 1 pimenta-de-cheiro ou 1 colher (chá) de pimenta-dedo-de-moça sem sementes, picadinha
Modo de preparo
- Coloque 350 ml de água morna num recipiente e junte 6 colheres (sopa) de manteiga de garrafa, misturando e reservando.
- Em uma tigela adicione 300 g de farinha de mandioca crua e despeje sobre ela a mistura de água com manteiga de garrafa, misturando com uma espátula e temperando com sal e pimenta-do-reino a gosto, tornando a misturar.
- Entre com 1 tomate picadinho, coentro picado ou salsinha a gosto, 1 cebola roxa pequena picadinha e 1 pimenta-de-cheiro ou 1 colher (chá) de pimenta-dedo-de-moça sem sementes, picadinha, misturando tudo.
- Transfira para uma travessa, sirva e saboreie sua magnífica farofa d’água!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais