Se você é fã de bacalhau, não deixe de fazer esse maravilhoso bacalhau à Braga, uma receita prática e ligeira! Esse prato traz um rico sabor, composto de bacalhau empanado, frito em azeite e batatas também fritas em azeite, acompanhado de um refogado de pimentão, cebola, alho e tomate. Confira a receita do Canal Paulo Oliveira e faça o incrível bacalhau à Braga que será um sucesso!
Como fazer bacalhau à Braga
Para o bacalhau à Braga, com um preparo fácil, precisaremos de: batatas, cebolas, pimentão vermelho, alho, tomates, bacalhau dessalgado, farinha de trigo temperada com sal e pimenta-do-reino, azeite de oliva, folhas de louro, sal, pimenta-do-reino e salsa picada. Após descascarmos as batatas, cortaremos em rodelas médias, lavaremos e secamos, reservando, para depois fritarmos no azeite. Prepararemos também as cebolas, o pimentão, o alho e os tomates, que farão parte de um refogado, seguindo o passo a passo, que também seguiremos para finalizar a receita. Sirva e deguste seu divino bacalhau à Braga!
Confira outras receitas:
Feijão tropeiro nordestino bem temperado com ingredientes selecionados para você servir aquele acompanhamento clássico que todo mundo adora
Arroz com linguiça toscana feito em uma única panela para você garantir um almoço rápido, suculento e cheio de sabor para toda a família
Escondidinho de presunto e queijo muito prático para você fazer naquele dia de preguiça e ainda assim garantir um jantar delicioso e completo
Ingredientes da receita de bacalhau à Braga
- 3 batatas médias em rodelas
- 2 cebolas médias
- 1 pimentão vermelho grande em tiras
- 6 dentes de alho em lâminas
- 2 tomates em rodelas
- 1 posta grande de bacalhau dessalgado
- farinha de trigo o quanto baste, temperada com sal e pimenta-do-reino a gosto
- azeite de oliva (o quanto baste)
- 2 folhas de louro
- sal (a gosto)
- pimenta-do-reino (a gosto)
- salsa picada (a gosto)
Modo de preparo
- Higienize, descasque e corte as batatas em rodelas de espessura média.
- Adicione-as numa tigela, ponha água limpa, lave e escorra. Repita esse processo mais duas vezes.
- Seque muito bem essas batatas com um guardanapo limpo e seco e reserve.
- Descasque e corte as cebolas ao meio, em seguida, corte-as em meias-luas, deixando reservadas.
- Após higienizar o pimentão, tire as sementes e corte-o em tiras, reservando também.
- Descasque e corte os dentes de alho em lâminas, em seguida lave e corte os tomates em rodelas, reservando-os.
- Ponha a farinha de trigo numa vasilha e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Empane a posta de bacalhau nessa farinha temperada e reserve.
- Leve uma frigideira ao fogo com uma quantidade generosa de azeite, aqueça e junte o bacalhau empanado, deixando dourar de um lado e depois do outro. Retire e reserve.
- Nessa mesma frigideira, adicione as cebolas, o pimentão e as folhas de louro, temperando com sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe refogar e, assim que dourar levemente, entre com os tomates e o alho, refogando mais um pouco.
- Transfira esse refogado para uma travessa refratária de vidro, fazendo uma “caminha” para o bacalhau, que você deve acomodar aí.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180°C, por cerca de 8-10 minutos.
- Nesse meio tempo, ponha uma boa quantidade de azeite numa panela, aqueça e acrescente as batatas que você reservou, deixando fritar até ficarem tostadas, crispy, mas não muito secas. Estando douradas, tire e transfira para uma tigela com papel-toalha. Depois salpique sal a gosto, misturando-as com delicadeza.
- Para empratar, coloque a posta de bacalhau no prato, disponha o refogado de pimentão ao lado e também as batatas fritas no azeite.
- Finalize com salsa picada, sirva e deguste seu saboroso bacalhau à Braga!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais