Esse é o segredo para fazer pernil assado que não fica seco para servir na sua ceia de natal
Saiba como preparar com essa receita fácil e prática, o mais suculento e macio pernil assado que não fica seco, que você já provou na sua vida!
O pernil assado que não fica seco, sem dúvida alguma, é um dos maiores desafios de quem prepara esse prato tradicional, indispensável e saboroso que sempre está presente nas ceias de final de ano. Siga o passo a passo dessa versão inédita do canal Adilson Figueira, faça, é incrível!
Como fazer pernil assado que não fica seco
Para fazer pernil assado que não fica seco iremos utilizar pernil de porco, bacon ou toucinho de porco, água, vinagre de vinho, azeite, suco de 8 limões, suco de 2 laranjas, alho, cebola, pimentão, folha de louro, manjericão, pimenta de cheiro, sal, pimenta do reino, colorau, pimenta calabresa e noz moscada. Para dar sequência nessa receita, teremos que seguir corretamente as instruções do passo a passo de todos os preparos, até o assamento para que o resultado final seja maravilhoso. Depois disso é só servir e desfrutar!
Ingredientes da receita de pernil assado que não fica seco
Um peça de pernil de porco
500 gramas de bacon ou toucinho de porco picado
200 ml de água
200 ml de vinagre de vinho
100 ml de azeite
Suco de 8 limões
Suco de 2 laranjas
8 dentes de alho
1 cebola
1 pimentão
2 folhas de louro
Manjericão fresco a gosto
Cheiro verde e pimenta de cheiro a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
3 colheres(café) de colorau
2 colher(café) de pimenta calabresa
1 colher(café) de noz moscada
Modo de preparo
No liquidificador coloque o suco de laranja, o suco do limão, a água, o vinagre de vinho, as folhas de manjericão, o pimentão, o alho, o cheiro verde, e a pimenta de cheiro.
Adicione a cebola picada as folhas de louro, o sal, e bata bem por 2 minutos para homogeneizar os ingredientes.
Coloque o colorau, a pimenta do reino, a pimenta calabresa e a noz moscada, e bata rapidamente apenas para agregar.
Fure toda a superfície da peça de pernil com um faca, e faça cortes superficiais na parte do couro, coloque numa vasilha grande, despeje a marinada e espalhe bem para envolver toda a peça nos temperos.
Cubra a vasilha com plástico filme e deixe marinar na geladeira até o dia seguinte. Se for possível, de 3 em 3 horas, dê leves sacudidas na vasilha para o tempero espalhar por todo o pernil e marinar por inteiro.
Após esse tempo, coloque o pernil numa assadeira, e coloque pedacinhos de bacon ou toucinho de porco em todas as abertura dos cortes que foram feitos no couro e também em alguns furos na carne do pernil.
Embale toda a peça de pernil com 2-3 folhas de papel alumínio, para ficar bem vedado e formar bastante vapor durante o assamento.
Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 3-4 horas, e de 2 em 2 horas abra o forno, remova o papel alumínio com cuidado e vire a peça para assar por igual.
Depois desse tempo, remova o papel alumínio e deixe dourar por mais 1 hora ou até forma uma crosta crocante e dourada.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.