O cuscuz paulista é uma receita daquelas que conquistou pela combinação de sabores e temperos. Inspirada pelo Canal Cozinha da Wilza, essa versão é fácil de fazer e perfeita para qualquer ocasião. Com ingredientes simples, como sardinha, milho e palmito, o resultado é um prato colorido e cheio de sabor. Confira o passo a passo!
Como fazer cuscuz paulista
O preparo do cuscuz paulista inclui refogar os ingredientes, adicionar a farinha de milho aos poucos e montar em uma forma com buraco no meio, decorando com temperos como ovos e sardinhas. Depois de gelar, é só desenformar e servir!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de cuscuz paulista
- 6 ovos cozidos
- 250 g de farinha de milho
- 1 lata de milho verde escorrido
- 1 lata de ervilha em conserva
- 1 kg de tomate maduro
- 1 colher (sopa) de alho picado
- 1 vidro de palmito
- Sal, salsinha e cebolinha a gosto
- 2 cebolas
- 1 colher (sobremesa) de páprica defumada
- ½ xícara (chá) de azeitonas
- ½ xícara (chá) de azeite de oliva
- 1 colher (sobremesa) de tempero baiano
- 3 latas de sardinha com óleo
- ½ pimenta-dedo-de-moça
Obs.: Medida da xícara: 250 ml.
Modo de preparo
- Em uma panela grande, coloque o azeite e o alho, leve ao fogo médio e doure.
- Adicione a cebola e o sal, mexa até que murche levemente.
- Adicione o tomate picado, a pimenta-dedo-de-moça, a páprica defumada e o tempero baiano. Prove e ajuste o sal, deixando ferver até formar um molho consistente.
- Coloque o palmito picado, as azeitonas, o milho-verde, a ervilha, a sardinha, os ovos picados, a salsinha e a cebolinha. Mexa bem e deixe ferver novamente.
- Adicione a farinha de milho aos poucos, mexendo sempre, até que a mistura desgrude do fundo da panela.
- Unte o fundo de uma forma de buraco no meio (23 cm de diâmetro) com azeite e decore com ovos cozidos, tomate fatiado, sardinhas e palmito.
- Coloque metade do cuscuz na forma e espalhe bem. Decore as laterais da mesma forma que o fundo e complete com o restante do cuscuz, nivelando a superfície.
- Leve à geladeira por 2 horas. Depois, desenforme em um prato ou travessa e sirva imediatamente.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais