Coxinha de frango cremosa: essa massa é a mais fácil de todas e fica uma delícia
Não deixe de conferir como preparar essa fantástica coxinha de frango cremosa, fácil de fazer e deliciosa!
Que tal aprender a preparar sem complicação, uma apetitosa coxinha de frango, daquelas de dar água na boca? Com uma massinha macia e saborosa que se desfaz na boca e um farto recheio cremoso de frango, elas são perfeitas para saborear com a família, servir em festinhas ou vender, com a certeza de sucesso! Faça e arrase!
Como fazer coxinha de frango cremosa
Para a coxinha de frango cremosa, você seguirá corretamente o passo a passo da receita par o preparo, primeiramente do recheio, que precisa estar frio e firme para ser utilizado e depois da massa, mas não se preocupe, são etapas simples de seguir. Para o recheio, serão necessários: salsinha, azeite, muçarela ralada, filé de frango, tempero completo, cenoura, pimenta-do-reino, pimenta-dedo-de-moça, cebolas, sal, água e requeijão cremoso. Depois para a massa, você usará: caldo de frango, sal, cubos de caldo de galinha, margarina, leite e farinha de trigo. Por fim, para empanar, você usará uma mistura de água com farinha e farinha panko ou farinha de rosca, além do óleo para fritar. Com tudo pronto, sirva e aprecie essa gostosura!
Ingredientes da receita de coxinha de frango cremosa
Para o recheio
salsinha picada (a gosto)
azeite de oliva (o quanto baste)
350 g de queijo muçarela ralada
1 kg de filé de frango em pedaços
1 colher (chá) de tempero completo sem pimenta
1 cenoura ralada bem fininha
pimenta-do-reino (a gosto)
2 pimentas-dedo-de-moça sem sementes, picadinhas
2 cebolas raladas
1 colher (chá) de sal
1 litro de água
350 g de requeijão cremoso
Para a massa
500 ml de caldo de frango
½ colher (sopa) de sal
2 cubos de caldo de galinha
2 colheres (sopa) rasas de margarina sem sal (50 g)
500ml de leite integral
4 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento (500 g)
óleo o quanto baste (para fritar)
Para o empanamento
farinha panko ou farinha de rosca o quanto baste
500ml de água
½ xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento
Modo de preparo
Do recheio
Aqueça uma frigideira no fogo com um fio de azeite e adicione os filés de frango em pedaços, deixando dourar de um lado e depois do outro, com a frigideira tampada, sem ficar mexendo.
Quando estiverem bem douradinhos, retire da panela e reserve.
Na mesma frigideira, ponha mais um fiozinho de azeite e acrescente 2 cebolas raladas e 1 cenoura ralada bem fininha, 2 pimentas-dedo-de-moça sem sementes, picadinhas, 1 colher (chá) de tempero completo sem pimenta, 1 litro de água e 1 colher (chá) de sal.
Deixe ferver por cerca de 5 minutos e na sequência, coloque os peitos de frango dourados e reservados, nesse caldo, cozinhando por uns 4 minutinhos.
Depois retire o frango do caldo e leve ao processador de alimentos, para triturar, deixando o caldo fervendo no fogo para reduzir.
Volte com o frango triturado para essa panela do caldo, que já deve estar bem reduzido e tempere com pimenta-do-reino e salsinha picada, ambos a gosto, misturando.
Desligue o fogo e incorpore nesse recheio ainda quente, 350 g de requeijão cremoso, misturando bem.
Por fim, inclua 350 g de queijo muçarela ralada, tornando a misturar.
Passe esse recheio para uma tigela, cubra com plástico-filme e leve ao congelador por 10 minutos ou à geladeira, para firmar.
Depois disso, retire, pegue porções de cerca de 15 g do recheio e modele bolinhas nas mãos, dispondo-as numa forma forrada com plástico culinário.
Leve ao congelador, mantendo até o dia seguinte.
Da massa / finalização
Em uma panela, coloque: 500 ml de caldo de frango, 500ml de leite integral, 2 colheres (sopa) rasas de margarina sem sal, 2 cubos de caldo de galinha e ½ colher (sopa) de sal.
Misture tudo e deixe levantar fervura.
Quando essa mistura estiver fervendo, adicione de uma só vez, 4 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento, misturando vigorosamente com uma colher de pau ou espátula firme, para desfazer os grumos que se formaram. Pode desligar o fogo para misturar.
Na sequência, com a massa lisa, leve ao fogo mais um pouco, para a massa secar.
Transfira a massa para uma bancada limpa e seca, espalhe com uma espátula ou um rolo, para esfriar um pouco e, quando conseguir sovar com as mãos, vá sovando até ficar homogênea.
Passe a massa para um prato e cubra com um plástico limpinho, sem fechar as laterais, para o vapor sair.
Com a massa morninha, retire porções dela e pese porções de 15 g, se tiver uma balança culinária, se não tiver, procure deixar todas as porções do mesmo tamanho. Repita o processo para porcionar toda a massa.
Para modelar as coxinhas, pegue uma porção de massa nas mãos, aperte para ficar homogênea, faça uma bolinha e coloque uma bolinha de recheio de frango no centro dela, envolvendo bem e boleando.
Por fim, faça o biquinho, deixando no formato característico de coxinha. Faça isso para modelar todas as coxinhas.
Empane cada uma das coxinhas, mergulhando-as primeiramente na vasilha com a mistura de água com farinha de trigo e depois na farinha panko.
Acomode todas as coxinhas empanadas numa assadeira espaçosa ou em mais de uma assadeira e leve ao congelador até o dia seguinte.
No próximo dia, retire e frite (em imersão) em óleo aquecido a 180 °C, até dourarem por igual.
Retire com uma escumadeira, escorra em papel-toalha, sirva e delicie-se com sua irresistível coxinha de frango cremosa! Bom apetite!
Do empanamento
Em uma vasilha, misture ½ xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento com 500ml de água, mexendo bem e reservando.
Em outra vasilha, ponha a farinha panko ou farinha de rosca e reserve.
Rendimento: 90 mini coxinhas
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.