Com essa receita encantadora do Canal Leodenice Camargo, você aprenderá a preparar tomates secos, uma conserva de tomate seco deliciosa e, de quebra, uma entradinha para servir nas suas festas de fim de ano que fica divina! Com todas as dicas para um excelente resultado, não deixe de fazer essa delícia!
Como fazer conserva de tomate seco
Para a receita de conserva de tomate seco, inicie pelo preparo do tomate seco. Para isso, após lavar os tomates, retire as pontas com uma faquinha e, no outro lado, corte em cruz em cada um dos tomates. Faça isso com todos eles. Em seguida, ponha uns tomates em uma panela com água fervente, deixando por apenas 1 minutinho. Tire os tomates da água fervente e transfira no mesmo instante para uma tigela com água bem gelada, com pedras de gelo. Repita o processo com os tomates todos. Quando os tomates esfriarem, vá puxando as peles manualmente. Tire as sementes de todos os tomates com uma colher. Conclua a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aprecie essa delícia!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de conserva de tomate seco
Para o tomate seco
- 1 e ½ colher (sopa) de sal (15 g)
- 3 kg de tomates bem vermelhos e maduros, mas firmes
- 3 colheres (sopa) de açúcar refinado (60 g)
- água fervente o quanto baste
- água super gelada (com pedras de gelo) o quanto baste
Para a conserva de tomate seco
- 3 dentes de alho
- tomates seco
- 1 raminho de manjericão
- azeite de oliva (o quanto baste)
- 1 raminho de alecrim fresco
Modo de preparo
Do tomate seco
- Após higienizar os tomates, retire as pontinhas com uma faquinha de ponta e, na outra extremidade, faça um corte em cruz em cada tomate.
- Repita esse procedimento com todos os tomates.
- Na sequência, coloque alguns tomates numa panela com água fervente e mantenha por, no máximo, 1 minuto.
- Retire os tomates com uma escumadeira da água fervente e passe imediatamente para uma vasilha água super gelada, contendo pedras de gelo. Faça isso com todos os tomates.
- Assim que os tomates esfriarem e puxe as pelinhas com as mãos, que sairão com facilidade.
- Remova as sementes com uma colher (podendo utilizá-las depois em outras preparações, como caldos e sopas, batendo no liquidificador e coando numa peneira). Faça isso com todos os tomates.
- Passe os tomates sem as sementes para uma assadeira, salpique com 3 colheres (sopa) de açúcar refinado (60 g) e 1 e ½ colher (sopa) de sal (15 g).
- Misture com as mãos, vire-os com a parte cortada para baixo e reserve por 15 a 20 minutos, para desidratar.
- Decorrido esse tempo, descarte todo o líquido e disponha os tomates na grade do desidratador, forrada com papel-manteiga siliconado. Não coloque um tomate por cima do outro, mas sim lado a lado.
- Leve ao desidratador a 70 °C e mantenha por cerca de 5 a 6 horas, ou por menos tempo se gostar dele mais suculento. Se não tiver desidratador, pode fazer no forno, levando os tomates numa forma forrada com papel-manteiga ao forno pre-aquecido a 100 °C, por cerca de 5 a 6 horas, virando-os ocasionalmente, até ficarem secos e enrugados, porém macios.
- Corte os tomates em pedaços e reserve.
Para a conserva de tomate seco
- Pique 3 dentes de alho em lâminas bem finas.
- Leve uma panela ao fogo com uma boa quantidade de azeite e aqueça em fogo bem baixinho, juntando 1 raminho de manjericão e 1 raminho de alecrim fresco, deixando ferver para saborizar.
- Retire o ramo de manjericão e mantenha o de alecrim.
- Agregue os tomates secos nesse azeite e refogue em fogo baixinho.
- Transfira tudo para uma travessa ou para vidros esterilizados ainda quentes, bem secos, cobrindo os tomates com azeite, fechando com a tampa também esterilizada.
- Sirva e delicie-se com a sua magnífica conserva de tomate seco! Uma sugestão e espalhar os tomates secos da conserva sobre requeijão cremoso, numa travessa, e regar com o azeite também da conserva, acompanhado das lâminas de alho, servindo com torradinhas. Bom apetite!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais