Como fazer pernil de porco suculento e pururucado para o seu almoço de ano novo

Não deixe de conferir como preparar esse apetitoso pernil de porco, ideal para suas festas de fim de ano!

Pernil De Porco
pernil de porco

Ninguém vai resistir se você preparar para suas festas de fim de ano, esse delicioso pernil de porco, que fica saboroso, suculento e muito apetitoso, com courinho crocante e pururuca de dar água na boca! Com todas as dicas e truques para um ótimo resultado, esse prato fará sucesso em sua mesa! Venha conferir tudo e não deixe de fazer essa maravilha!

Como fazer pernil de porco

Para a receita de pernil de porco, com um preparo descomplicado e excelente resultado, inicie pelo preparo do tempero da marinada do pernil, adicionando no liquidificador: as cebolas, o alho, o vinho branco seco, ou suco natural de laranja, o suco de limão espremido, o lemon pepper, a páprica defumada, o sal, o azeite de oliva, a pimenta-dedo-de-moça sem sementes ou a pimenta-do-reino, o cheiro-verde e as folhinhas de alecrim fresco. Bata até triturar tudo, obtendo um caldo grossinho. Deixe reservado. Coloque o lombo em uma tábua de cozinha e fure-a com uma faca de ponta, mas somente na parte da carne, não fure o couro do pernil. Conclua a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aprecie essa gostosura!

Ingredientes da receita de pernil de porco

  • um fio generoso de azeite de oliva
  • suco de 2 limões espremidos
  • folhinhas de alecrim fresco a gosto
  • 1 pimenta-dedo-de-moça sem sementes ou pimenta-do-reino (a gosto)
  • 1 pernil de porco com couro e osso (cerca de 4 kg)
  • 1 colher (sopa) rasa de páprica defumada 
  • 1 cabeça de alho (cerca de 10 dentes de alho descascados)
  • cheiro-verde picado (a gosto)
  • 4 colheres (sopa) rasas de sal 
  • 2 cebolas pequenas picadas grosseiramente
  • 1 xícara (chá) de vinho branco seco ou suco natural de laranja
  • 1 colher (chá) de lemon pepper 

Obs.: a medida da xícara é de 240ml.

Modo de preparo

  1. Para o tempero do pernil, coloque no copo do liquidificador: 2 cebolas pequenas, picadas grosseiramente, 1 cabeça de alho (cerca de 10 dentes de alho descascados), 1 xícara (chá) de vinho branco seco, ou suco natural de laranja, suco de 2 limões espremidos,1 colher (chá) de lemon pepper, 1 colher (sopa) rasa de páprica defumada, 4 colheres (sopa) rasas de sal, um fio generoso de azeite de oliva, 1 pimenta-dedo-de-moça sem sementes ou pimenta-do-reino a gosto, cheiro-verde picado, também a gosto e folhinhas de alecrim fresco a gosto.
  2. Tampe e deixe bater até triturar tudo, formando um caldo bem grosso e reserve.
  3. Disponha a peça de carne numa tábua culinária e faça vários furos com uma faca pontiaguda, mas apenas na parte da carne, não perfure o couro do pernil.
  4. Acomode a peça de pernil num saco plástico culinário, próprio para carnes, que é mais grosso que o de celofane e disponha numa assadeira, preferencialmente, descartável, com capacidade de 4 litros.
  5. Despeje a mistura de temperos batida do liquidificador sobre a carne, no saco e massageie os furos que você fez, para absorver bem os temperos.
  6. Feche o saco, dando um nó com um barbante e leve à geladeira, deixando marinar por, pelo menos, 24 horas, ou, preferencialmente, por 48 horas.
  7. Após o tempo da marinada, tire a carne do plástico e passe para a assadeira descartável, deixando o couro da carne virado para cima, adicionando também, uma parte da marinada no fundo da assadeira.
  8. Antes de levar ao forno, passe papel-toalha no courinho da carne, deixando-o limpo e bem sequinho. Depois cubra com duas folhas grandes de papel-alumínio (parte brilhante voltada para o alimento. Conforme for fechando, vá colocando a mão por baixo, formando uma bolha, para que o papel não grude no couro da carne.
  9. Leve ao forno, que já precisa estar por 10 minutos pré-aquecido a 200 °C, deixando assar por 3 horas e meia, coberto com o papel-alumínio.
  10. Após esse tempo, tire do forno, remova o papel-alumínio, espete a carne (e não o couro) com um garfo, para verificar se está macia e volte ao forno a 280 °C, por mais ceca de 1 hora a 1 hora e meia, para dourar bem, retirando o excesso da marinada do fundo da assadeira, deixando só um pouco. Nos minutos finais, ligue o durador do seu forno, se tiver, para pururucar o courinho.
  11. Transfira para um prato de servir, sirva e delicie-se com seu irresistível pernil de porco! Bom apetite!

Dica adicional: para saber a quantidade correta de sal para temperar a carne que você vai preparar, meça 18 g por kg de carne. Para esta receita, por exemplo, em que a peça pesa 4 kg, a quantidade é de 72 g, que equivale a 4 colheres (sopa) rasas de sal.

Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.