Esse pão caseiro é perfeito para quem quer um pão fofo, macio e que cresce de forma deliciosa. Com ingredientes simples e um processo fácil, essa receita ensinada pelo canal Cozinha da Tia Nessa, vai te proporcionar um pão fresquinho, ideal para o café da manhã ou lanche da tarde. A massa fica leve e super saborosa, ideal para quem ama o cheiro de pão saindo do forno.
Como fazer pão caseiro que cresce
Para preparar este saboroso pão caseiro que cresce, comece dissolvendo o fermento seco em água morna com açúcar e sal. Adicione farinha de trigo aos poucos, depois de bem misturados, sove a mistura até obter uma massa lisa e elástica. Deixe-a crescer até dobrar de volume, modele os pães, pincele com uma mistura de gema e leite, e leve ao forno preaquecido a 180° por 30 a 40 minutos, ou até dourar. Sirva e aproveite!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de pão caseiro que cresce
- 1 kg de farinha de trigo
- 550 ml de água morna
- 10 g de fermento seco biológico
- 60 ml de óleo
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de chá rasa de sal
Modo de preparo
- Em uma tigela, coloque a água morna, e o fermento seco, misture bem, em seguida adicione o açúcar e o sal e mexa.
- Aos poucos vá adicionando a farinha de trigo, misture tudo com as mãos ou uma colher de pau até formar uma massa homogênea.
- Transfira a massa para uma superfície limpa e enfarinhada e comece a sovar por cerca de 10 minutos, até que a massa fique lisa e elástica. Se necessário, adicione um pouco mais de farinha para que a massa não grude nas mãos.
- Coloque a massa em uma tigela untada, cubra com um pano úmido ou plástico filme e deixe descansar por cerca de 20 minutos.
- Após o tempo de descanso, divida a massa e 2 e modele o pão no formato desejado. Coloque-o em uma forma untada e enfarinhada.
- Deixe a massa descansar até dobrar de tamanho. Pincele uma gema misturada com duas colheres de leite, por cima do pão.
- Pré-aqueça o forno a 180° e leve o pão para assar por cerca de 30 a 40 minutos, ou até que ele fique dourado.
- Sirva o pão ainda morno, ou depois de esfriar, conforme preferir.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais