Acompanhamentos

Como fazer molho caseiro de tomate: tão gostoso que você vai querer fazer toda semana

Aprenda a preparar essa espetacular receita de molho caseiro de tomate, que fica simplesmente divino!

molho caseiro de tomate

Se você estava a procura de um molho caseiro de tomate que fique perfeito, acaba de encontrar a receita certa, do Canal Ana Zambrin! Você pode utilizar essa delícia para servir com macarrão, em pratos variados e até com torradinhas, pois fica incrível! Não espere mais, faça hoje mesmo e surpreenda-se!

Como fazer molho caseiro de tomate

Para a receita de molho caseiro de tomate, lave os tomates, elimine as pontinhas, pique-os em tiras e transfira para uma travessa refratária. Tire a casca da cenoura e pique em pequenos pedaços, acrescentando aos tomates na travessa. Na sequência, para temperar, use um fio de azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino, além de um raminho de alecrim fresco (opcional). Asse em forno pré-aquecido a 200 °C, durante meia hora. Tire do forno, elimine o ramo de alecrim e amasse tudo com um garfo ou com um amassador de batatas, ou bata no liquidificador e coe. Conclua a receita seguindo o passo a passo. Sirva e saboreie essa delícia!

Ingredientes da receita de molho caseiro de tomate

  • um fio de azeite de oliva + um fio para a refoga
  • sal e pimenta-do-reino (a gosto)
  • 1 cebola grande picadinha
  • 650 g de tomates bem maduros
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 cenoura pequena (cerca de 100 g)
  • 1 ramo de alecrim fresco (opcional)

Modo de preparo

  1. Após higienizar os tomates, remova as pontinhas, corte-os em tiras e passe para um refratário.
  2. Descasque e corte a cenoura em pedacinhos também, juntando-a com os tomates no refratário.
  3. Em seguida, tempere com um fio de azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino a gosto e um ramo de alecrim fresco (opcional).
  4. Leve ao forno pré-aquecido a 200 °C, para assar por 30 minutos.
  5. Retire, remova o raminho de alecrim e, se gostar de um molho rústico, com pedacinhos, amasse bem os tomates e a cenoura com um amassador de batatas ou com um garfo. Já se você prefere um molho lisinho, bata tudo no liquidificador e depois coe por uma peneira, para prosseguir com a receita utilizando apenas o molho coado, sem os pedacinhos.
  6. Aqueça uma panela no fogo com um fio de azeite, junte 1 cebola grande picadinha, mexa e refogue até ficar transparente. Tempere com um pouco de sal e, assim que a cebola começar a dourar levemente, entre com 4 dentes de alho picados, mexendo e refogando por uns 2 minutinhos.
  7. Entre com o tomate amassado (ou coado, se preferir), e nesse momento, se quiser um molho de tomate bem vermelho, inclua 2 colheres (sopa) de extrato de tomate, deixando refogar junto.
  8. Prove e acerte o sal, se necessário
  9. Abaixe o fogo, deixando-o de médio para baixo e deixe cozinhar com a panela semi-tampada, para apurar, por uns 12 minutos. Mais uma vez prove e corrija o sal, se for preciso.
  10. Desligue o fogo, agora seu fantástico molho caseiro de tomate está pronto para ser utilizado! Armazene-o na geladeira em potes tampados.
  11. Uma sugestão é colocar um pouco desse molho num prato, polvilhar com parmesão ralado na hora, colocar algumas folhinhas de manjericão fresco por cima e servir com torradinhas, fica delicioso!

Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.

IMPORTANTE: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.